Já no Brasil, estima-se cerca de 2 milhões de pessoas com autismo, o que corresponde a 1% da população. Há um predomínio do diagnóstico no sexo masculino, por causas ainda não completamente elucidadas, mas possivelmente relacionadas ao fator protetor em meninas, mencionado anteriormente nesse texto. A idade avançada dos pais (tanto do pai quanto da mãe) tem sido associada a um risco maior de terem um filho com autismo. As idades consideradas “avançadas” variam de estudo para estudo, mas geralmente são de 30 a 35 anos ou mais para mães e 40 anos ou mais para os pais.
Acompanhe nossas redes sociais!
O diagnóstico precoce e as intervenções adaptadas podem ajudar no desenvolvimento de habilidades sociais, de comunicação e comportamentais. Os pais costumam perceber esses sinais logo na primeira infância e buscam ajuda para controlar esses comportamentos mais impulsivos ou a falta de interesse que podem atrapalhar o desenvolvimento infantil e escolar. Os indivíduos com TEA podem ser beneficiados com abordagens que estimulem habilidades cognitivas, sociais ou comportamentais específicas, de maneira gradual.
Tratamento
Além disso, a capacidade cognitiva delas permitem sua autonomia. Contudo, é importante salientar a dificuldade que elas podem ter para manter uma interação com seu interlocutor, contato visual, etc. O diagnóstico é feito pela avaliação comportamental da criança e conversas com pais e cuidadores.
respostas para “Autismo (Transtorno do Espectro Autista)”
Passava nas provas com muita facilidade, mas tinha dificuldades sociais, não conseguia entender porque eu me sentia diferente sempre. Levei uma vida quase normal, porém desenvolvi ansiedade, por não entender muitas coisas. O autismo é um transtorno de desenvolvimento neurológico que se apresenta de diferentes formas. De uma maneira geral, o TEA afeta a linguagem, comunicação, interação social e comportamento social.
Isso depende do grau de funcionalidade de cada indivíduo e das modificações e evolução que cada um irá apresentar. Por outro lado, pessoas autistas podem ter dificuldade de falar no telefone, uma vez que há a expectativa de que sejam capazes de responder rapidamente, e pode haver ruídos ao fundo que podem ser um fator de distração. Além disso, pode ser mais fácil entender o que a outra pessoa quer dizer sem todos os sinais sociais adicionais atrelados a uma conversa ao vivo. Pode dificultar o ato de conversar com outras pessoas ou interpretar sinais sociais e, muitas vezes, causa ansiedade. A condição afeta a maneira como as pessoas veem, ouvem, sentem e interagem com o mundo ao seu redor, em diferentes graus.
Desculpe pelo texto grande mas foi bom.pra mim e por aqui esta história e se alguém puder me ajudar me no sentido de correr atrás dos direitos e onde ir eu agradeço um Bom dia a todos. Antes de tudo, agradecemos pela confiança em nosso trabalho. Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o seu caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também aqui em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.
Distúrbios do comportamento como agitação psicomotora, agressividade (consigo mesmo e com os outros) e impulsividade são situações bastante frequentes e que causam grande prejuízo no convívio social e familiar. É importante que essas dificuldades sejam descritas e abordadas de forma adequada em consultas com profissionais da saúde de forma a otimizar o tratamento (medicamentoso e não medicamentoso) com o objetivo final de diminuir o sofrimento individual e familiar. O termo transtorno do espectro autista (TEA), anteriormente conhecido como autismo, abrange diversos transtornos do neurodesenvolvimento e apresenta como característica central prejuízos na comunicação social e padrões de comportamentos restritos e repetitivos.
No caso das crianças mais velhas, elas podem manifestar um interesse específico. “É aquela criança que sabe tudo sobre a Segunda Guerra, ou todas as pontes de metrô de todas as capitais da Europa, todos os filmes de todas as épocas etc. Estes são exemplos de interesses restritos”, exemplifica Casella. No Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo (2 de abril), países do mundo inteiro promovem ações com o intuito de difundir informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), diminuindo o preconceito e o estigma, e reforçando a importância do diagnóstico e tratamento precoce.
Algumas pessoas do espectro ainda podem desenvolver convulsões. As crianças com suspeita de autismo ainda podem passar por testes genéticos em busca de anomalias nos cromossomos. Muito se discute sobre a relação dos imunizantes com o desenvolvimento do TEA. Um amplo estudo realizado pelo Instituto Serum Statens, na Dinamarca, apontou que as vacinas não possuem qualquer relação com o autismo.
Aqui em Curitiba/PR temos ótimos programas públicos de terapias – AMCIP e Projeto Utoppia do Hosp Pqno Príncipe, Musicoterapia da Faculdade de Artes do Paraná, para citar os q meu filho faz. Deixo minha msg de apoio e otimismo aos pais, é possível darmos uma boa qualidade de vida aos nossos filhos. As opções disponíveis atualmente para BPC autismo negado o cuidado do TEA envolvem abordagens diferentes. Uma delas é a Análise Aplicada do Comportamento, vertente da psicologia comportamental adaptada ao cenário do autismo, que visa desenvolver habilidades sociais que sejam relevantes, e reduzir repertórios considerados inadequados, e é o tipo de tratamento com mais evidências científicas.
Já os casos com gravidade moderada e grave os sintomas são mais intensos e as crianças geralmente apresentam dificuldade maior de aprendizado, convívio com outras crianças e no desenvolvimento de autonomia. Atraso na fala, dificuldade de comunicação, falta de interação social e de contato visual são características comuns do transtorno do espectro do autismo perceptíveis já nos primeiros anos de vida. Os transtornos ansiosos e o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) são os problemas de saúde mental mais comuns, afetando cerca de metade dos pacientes. A depressão também é frequente, sendo mais comum em pessoas com TEA com alto funcionamento.