A relação entre a alimentação e os cabelos bonitos e saudáveis!

“a Vitamina D é responsável pela saúde do couro cabeludo e para evitar a queda capilar, uma vez que estimula os folículos capilares novos e antigos – minúsculos poros de onde nascem e crescem os novos cabelos -. Pessoas com deficiência dessa vitamina podem apresentar queda de cabelo”, explica a nutricionista Viviane Gomes, do Instituto Castro. Incluir os peixes na dieta ajuda a prevenir o aparecimento dos radicais livres e auxilia na formação de um novo cabelo.

Apesar de ser fato dado desde ano passado, após a morte da Rainha Elizabeth, Charles III assume oficialmente o reinado em cerimônia neste sábado . A coroação é a etapa final da transferência de poder real, após a proclamação realizada em setembro em uma reunião do Conselho de Londres, pouco após a morte da monarca. O silício, exatamente como a vitamina C, participa da formação do colágeno. Fonte de proteína, nutriente que compõe 97% do cabelo, a soja também contém biotina, um nutriente que previne que o cabelo fique quebradiço. Dentro para fora que você vai perceber uma mudança positiva no aspecto geral dos seus cabelos. Mas quando for usar, o ideal é aplicar um protetor térmico nos fios antes” ressalta a dermatologista.

Por isso, é fundamental procurar um profissional qualificado para realizar o procedimento. Podemos observar que pessoas com deficiência de cálcio ou com anemia ficam com os cabelos fracos, em função da falta desses minerais. As vitaminas, em especial as do complexo B, fazem parte desse cardápio da beleza dos fios. Desse modo, o acompanhamento nutricional e uma suplementação alimentar podem ser altamente benéficos para a saúde capilar. Finalmente, é importante citar o ferro, que tem na carne vermelha e nas folhas escuras suas fontes mais importantes.

O consumo de proteínas é importante para a saúde do couro cabeludo?

Alimentos ricos em vitaminas A, C, E e do complexo B, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais e oleaginosas, são benéficos para a saúde do couro cabeludo. “Os ovos em específico são alimentos que além de possuírem grande quantidade de proteína, também possuem metionina, que é um aminoácido importante para o crescimento dos cabelos” conta Nathalia. Não existe uma regra sobre a frequência para lavar os fios, por causa dos diferentes tipos de cabelos. Pessoas com cabelos mais oleosos acabam tendo que lavar os fios com mais frequência do que aquelas que têm cabelos secos.

O papel da alimentação na saúde do cabelo

Qual a melhor vitamina para queda de cabelo?

A bebida fornece vitaminas A B1, B2, B6 e B12, zinco, magnésio, fósforo e potássio, além de proteínas para quem consome regularmente. Por isso, o leite pode evitar a queda dos fios devido as deficiências vitamínicas desses nutrientes. Além disso, o leite possui cálcio e a falta desse mineral deixa os fios mais quebradiços e finos. Legumes e frutas como a cenoura, tomate, melão, papaia, pimentão, beterraba ou espinafres são importantes para o crescimento saudável do cabelo devido ao seu conteúdo em vitamina A. Em pessoas que sofrem de alopécia são identificados baixos níveis de betacarotenos, que são um percursor da vitamina A, levando o médico a sugerir a suplementação com esta vitamina.

Biotina, cálcio, vitamina B12 e vitamina E também estão envolvidos no processo de saúde capilar”, finaliza. O espinafre possui grandes quantidades de ferro, um mineral importante para a formação do cabelo e para o transporte do oxigênio no sangue. Dessa forma, o oxigênio chega mais rapidamente às raízes capilares, o que torna os fios mais espessos e fortes. Isso porque o vegetal possui nutrientes benéficos como folato, ferro e vitaminas A e C. A vitamina A ajuda as glândulas da pele a produzir sebo que ajuda a hidratar o couro cabeludo e mantê-lo saudável.

“Sugiro evitar excessos e procurar um nutricionista para conseguir realizar um aconselhamento especializado e individual ao seu caso”, recomenda Gabriel. Vale lembrar que alguns problemas capilares estão relacionados à má alimentação, como a queda de cabelo. Às vezes, a culpa do bad hair day está na alimentação pobre em determinados nutrientesDa dezena de alimentos citada pelo nutricionista, alguns interferem na absorção de minerais necessários ao crescimento do fio.

O alimento também possui vitamina A, que ajuda a manter a saúde do cabelo e a acelerar o crescimento. Muitas pessoas não se preocupam com o couro cabeludo, entretanto, o ressecamento, que pode levar à descamação, e o excesso de oleosidade podem prejudicar o cabelo. Para que a nutrição do couro cabeludo esteja adequada, recomenda-se o consumo de alimentos com grande quantidade de vitaminas do complexo B, tais Calvicie como peixes, leite e cereais. Outro importante nutriente é o zinco, que ajuda no crescimento dos fios e sua deficiência pode fazer com que os cabelos fiquem finos, quebradiços e sem brilho. Alimentar-se de sementes, amendoim e castanhas, por exemplo, pode ajudar na manutenção de nosso cabelo. Vale frisar que alimentos ricos em ferro, como fígado e gema de ovo, auxiliam também no crescimento dos fios.

Cabelo e barba branca ou grisalha? Saiba como cuidar

Os alimentos ricos em ômega 3 são anti-inflamatórios e alguns estudos indicam que podem ter benefício para a alopecia, uma condição onde acontece uma perda rápida e repentina do cabelo. Aporte hídrico - é um dos aspetos mais importantes da saúde do nosso cabelo (a ingestão deve ser adequada às necessidades individuais). As melhores fontes de vitamina C são encontradas em frutas cítricas, couve de bruxelas, couve portuguesa e pimento grelhado.