Análise Ergonômica Do Atendimento Clínico Odontológico

A Endodontia exige do profissional muita precisão, o que faz com que este necessite de um maior tempo de trabalho, levando-se ainda em consideração o estágio de aprendizado dos operadores neste estudo, que deve ser observado em todas as especialidades estudadas. Outro fator que acaba gerando problemas posturais do cirurgião-dentista que atua nesta área é o campo de trabalho muito pequeno e de difícil iluminação21. Por meio das proposições do ISO/FDI, montou-se um sistema de avaliação do tipo lista de verificação, para identificação de pontos de risco no trabalho. Este método foi adotado neste estudo por ser especifico para a Odontologia, uma vez que existem diversas formas de se avaliar a postura ergonômica de trabalho, para se determinar o risco de distúrbios osteomusculares18.

Embora não garantam a esterilização, servem como indicadores de falhas no equipamento e ajudam a identificar com segurança quais os materiais que passaram pelo processo de esterilização. Na prática, as condições de exposição mínima para a esterilização são obtidas em um tempo operacional de 15 a 30min, dependendo do artigo, à temperatura de 121ºC, considerando-se que os pacotes estejam corretamente preparados e a carga adequada.

Conheça Os Principais Tipos De Prótese Dentária

Quando voltamos ao passado em busca das origens da Odontologia, não encontramos a linguagem direta e efetiva de antigos textos remontando os longínquos séculos; por dedução, quem nos fala são as pedras, as inscrições gravadas, que foram despertas pelas escavações. A escrita inventada pelos Sumérios, no início de estilo pictográfico e depois cuneiforme, feita em tábuas de argila cozida que se conservaram com o passar dos séculos, foi a fase inicial do processo de civilização que aí começava a realizar-se e mediante a qual a humanidade entrava na história.

Como Identificar Os Sinais De Colite Ulcerativa No Atendimento Odontológico

evolução da odontologia ao longo dos tempos

Já Ouviu Falar Em Odontologia Digital Em Ribeirão Preto? Conheça Agora!

A intenção é que daqui a 10 anos todos os dentistas tenham acesso”, salienta. Até o século XVIII, a Odontologia podia ser resumida basicamente pelo processo de extração dentária. O responsável pela retirada de dentes era um barbeiro ou um sangrador, que era o nome atribuído aos cirurgiões pouco instruídos que realizavam pequenas cirurgias, tiravam muito sangue dos pacientes em função dos modos abruptos e usavam apenas cáustico para estancar a perda de fluidos. Até o século XIX era comum os profissionais ligados a algumas ocupações se dedicarem a mais de uma atividade, ao mesmo tempo ou sazonalmente. Os dentistas (certamente mais do que os médicos) têm vários exemplos nesse sentido.

Porém, outros fatores favoráveis à expansão do mercado estavam em curso, desencadeando um processo de diferenciação na mercadoria odontológica. O mais importante, já descrito, era o aumento do consumo de açúcar por todos os segmentos da população. De fato, as mudanças no cotidiano dos indivíduos e, especialmente, nos hábitos alimentares da sociedade foram determinantes nesse processo.

A consequente proliferação de grupos distintos de praticantes, qualificados e desqualificados na arte dental, competindo pelo mercado de serviços odontológicos evidenciam as disputas travadas em torno do estabelecimento de uma jurisdição sobre esse campo de trabalho e a emergência da odontologia como 'profissão moderna'. Como resultado dos esforços de prover o mercado com serviços cosméticos os profissionais não apenas se capacitaram na arte dentária, ainda rudimentar, mas também foram compensados com o aumento da demanda por serviços odontológicos. Esse era, no entanto, um mercado de características elásticas, que dependia da capacidade de compra dos indivíduos, o que, como vimos, estava restrito aos grupos abastados da sociedade. Segundo Woodforde, o tratamento odontológico constituía-se, então, numa "espécie de refinamento somente acessível a pessoas de meios" . A odontologia, como o açúcar, era artigo de luxo, e como tal, estava sujeita às leis estritas do lucro, da oferta e da demanda. De fato, os preços devem ter tido um papel importante na definição da quantidade de trabalho odontológico, e o número de praticantes do ofício deve ter sido, certamente, regulado pelo poder de compra da clientela. Restava à prática da odontologia ainda um longo caminho a ser percorrido já se tornara uma atividade comercial, mas era preciso obter o status de profissão.

Os Erros Mais Comuns No Marketing Odontológico

“A arte de curar” é uma expressão muito comum entre as matérias responsáveis pelo trato e prevenção da saúde, sendo frequentemente atribuída a profissionais de carreira médica. O flúor, ingrediente presente na pasta de dente, foi um grande avanço neste campo, contribuindo com o trabalho destes profissionais. Próximo ao final do século, surgiu mais uma importante inovação na área da odontologia.

Portanto, em qualquer processo de esterilização adotado, faz-se necessária lavagem rigorosa de todos os artigos com soluções desencrostantes e posterior enxágue abundante em água. Nas áreas de preparo e montagem, esterilização e estocagem, as janelas devem ser mantidas fechadas, com o objetivo de evitar a entrada de pó. A temperatura ambiente deve ser mantida em torno de 20 a 25ºC, com umidade relativa de 50 a 60. lente dental Cuidados especiais devem ser tomados no uso e manuseio de produtos químicos a fim de evitar a perda de eficácia do produto, assim como prevenir riscos à saúde dos profissionais. Os produtos devem ser mantidos em recipientes fechados, ao abrigo da luz e calor e manipulados em ambiente ventilado, evitando-se o contato com a pele. Recomenda-se o uso de máscaras durante a manipulação de Glutaraldeído e Formaldeído.

Deixe um comentário