O levantamento ainda mostra que 37% dos consumidores fazem uma visita às lojas digitais pelo menos uma vez por mês em busca de ofertas, e 23% acessam a rede semanalmente para fazer compras. Os anos de 2020 e 2021 são os de maiores impactos no mundo digital, principalmente de crescimento no e-commerce. Só no primeiro semestre de 2021, o setor do comércio eletrônico movimentou mais de R$53 bilhões. Com isso, estima-se que mais de 13 milhões de pessoas passaram a fazer compras pela internet no ano de 2020. Mais e mais pessoas estão utilizando as mídias sociais para procurar novos produtos e interagir com novas marcas. O uso das redes sociais para realizar vendas online e divulgar o e-commerce tem sido cada vez mais recorrente e importante para quem tem um negócio na Internet. Embora o ano tenha sido totalmente voltado para a transformação digital, 2022 será mais sobre diferenciação e expectativas do cliente.
Até porque, com essa tecnologia, que mescla elementos do mundo virtual com o mundo físico, o consumidor pode interagir e até “provar” um produto de forma mais próxima à realidade. A inteligência artificial é uma das tendências do e-commerce que mais pode auxiliar o seu negócio. Especialmente quando aplicada a chatbots, essa ferramenta pode tirar dúvidas, agilizar o atendimento, apresentar produtos e até realizar cross-sell e as próprias vendas.
É importante ressaltar que essa transição não aconteceu somente entre as empresas varejistas, já que fintechs e até bancos tradicionais também vêm adotando esse movimento. Desde 2020, em razão da pandemia da Covid-19 e consequentemente das restrições de distanciamento social, este termo passou a ser debatido com mais profundidade, principalmente, do ponto de vista corporativo e mercadológico. Entenda mais sobre o processo de transformação digital com o especialista Marcelo Linhares, no nosso podcast Get Store Brasil Papo de Seller. Um estudo apresentado pela Juniper Research aponta que o mercado de e-sports movimenta cerca de US$2,1 bilhões. Artigos 10 exemplos bem-sucedidos de publicidade nativa Esses exemplos de anúncios nativos abrangem vários nichos e tipos de conteúdo. Então, inicie já o seu planejamento e busque as melhores formas de alcançar seus objetivos empresariais. No entanto, outra pessoa pode ver o produto no site, comprá-lo e retirá-lo no revendedor local sem esperar pelo tempo de entrega.
Porém, esse público passou a pesquisar mais sobre a qualidade do produto, a marca, atendimento, para decidir a compra ou não. Em 2022, as empresas continuarão a experimentar novas tecnologias para se destacar da concorrência.
O e-commerce se tornou o principal caminho de compra do cliente para muitas empresas. Como resultado, é fundamental que os lojistasobservem e aprimorem cada ponto de contato com o clientepara se manterem competitivos. A compra por meio da conversa pode ajudá-lo a interagir com seus clientes em tempo real. Considere experimentar aplicativos de bate-papo como o Facebook Messenger, Whatsapp e tecnologia de voz como Alexa e Siri para permitir que os clientes se envolvam com sua empresa, obtenham recomendações e até mesmo façam compras. Conforme a tecnologia de aprendizado de máquina se torna mais sofisticada, as marcas estão investindo no uso da IA e da automaçãopara aprimorar a experiência do cliente.
Por isso, neste ano, é essencial que as empresas deem um pouco mais de atenção para esta faixa etária tão carente de bons produtos. Uma pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media, afirma que em 2020 cerca de 85% dos idosos conectados à internet a utilizaram para pesquisar sobre algum produto de seu interesse. Afinal, a agilidade na entrega é um dos fatores mais importantes na tomada de decisão dos consumidores. Pensando nisso, oferecer promoções ou produtos baseados em dados irá se popularizar ainda mais este ano. Afinal o uso de modelos de roupas tridimensionais com aspecto realista, por exemplo, iriam diminuir muito a taxa de devolução de produtos, pois auxilia o cliente a fazer escolhas mais assertivas. A tendência se popularizou no Brasil em 2021, com grandes marcas aderindo à modalidade de venda assistida.
Video Marketing
E na seara das redes sociais não podemos esquecer do marketing de influência que está bombando. O poder dos influenciadores digitais é inegável e muitas marcas fazem uso dessa poderosa arma para conversar com o seu público. Ainda na escada rolante da pandemia iniciada em 2020, o comércio eletrônico continua fazendo sucesso e crescendo cada vez mais.
Entrega Imediata
Para se ter uma ideia, no último ano, foram gerados 40 trilhões de gigabytes de dados no mundo. Portanto, entre as tendências para 2022, os profissionais da área esperam um aumento de 75% no número de fontes de dados que usam, em comparação com 2020.
Confira Outros Conteúdos:
Por isso, é preciso que o seu site esteja otimizado, para atender todas as versões mobile disponíveis. Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo , 70% dos consumidores brasileiros vão continuar comprando mais pela internet do que nas lojas físicas em 2022.