Pensada dessa forma, essa proposição deixa de ser um projeto pontual, com duração predeterminada e passa a se configurar como uma estratégia de gestão do cotidiano partilhada com as crianças, como forma de assegurar participação com protagonismo nas atividades e no planejamento dos dias. As escolas de ensino infantil devem oferecer aos estudantes a oportunidade de compreender o mundo em que vivem. Para isso, podem abordar conceitos sobre a região da escola, como localização, detalhes sobre períodos do dia e passagem do tempo. Na educação infantil, o ato cotidiano de brincar deve se fazer presente em suas múltiplas formas, em diferentes espaços e tempos.
Portanto, essa conscientização deve ser realizada com os pais, os educadores e a sociedade de modo geral, através de reuniões, formação continuada, palestras, entre outras formas de divulgação. Sendo assim, faz-se necessário um estudo voltado para essa temática, tendo em vista as contribuições para o processo de ensino e aprendizagem e as implicações para a garantia de uma educação de qualidade com ênfase nas orientações para a Educação Infantil, especialmente na pré-escola. A partir desses seis direitos de aprendizagem foram estruturados cinco Campos de Experiências, que devem ser trabalhados de forma integrada. Os Campos de Experiências colocam a criança no centro do processo de aprendizagem, a partir do princípio de que a imersão em práticas sociais e culturais, criativas e interativas promove aprendizados significativos.
A Base ainda orienta que os estudantes tenham maior autonomia e que os conhecimentos adquiridos na educação formal os ajudem a definir um projeto de vida. Esse direito de aprendizagem da BNCC estimula plano de aula pronto a imaginação, criatividade, experiências emocionais e sensoriais, por meio do acesso a produções culturais. A BNCC começou a ser elaborada em 2015, a partir de determinações da Constituição de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e do Plano Nacional de Educação (PNE). Em dezembro de 2017, o documento que trazia diretrizes para a educação infantil e o ensino fundamental foi homologado. A Base passou a vigorar em 2019 para os níveis infantil e fundamental, enquanto estudantes adolescentes aguardam as reformas do Novo Ensino Médio.
Competências: elementos centrais da BNCC na Educação Infantil
A sigla é a abreviação de Base Nacional Comum Curricular, um documento usado como referência para a construção de propostas pedagógicas e planos de ensino no Brasil. Proporcionar experiências às crianças que permitam desenvolver sua escuta e fala é importante para uma participação na cultura oral. Além disso, é essencial que as crianças tenham um primeiro contato com a cultura escrita a partir do que já conhecem e de suas curiosidades. Assim, elas desenvolvem oralidade e compreensão da escrita como formas de se comunicar. Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens.
O que você precisa saber sobre a BNCC na educação infantil?
Tudo foi feito com muita dedicação e muito carinho, pensando, principalmente, em estimular aquelas crianças e toda a turma para que participassem de situações reais de leitura, oralidade e escrita, que são linguagens fundamentais para a inserção do indivíduo na sociedade. Nesse sentido, a escola e os educadores devem estar prontos para trabalhar essas questões em sala de aula por meio da prática pedagógica, ajudando os estudantes a obterem as habilidades e competências necessárias. Por isso, é importante que a escola de ensino infantil crie contextos de contação de histórias e interação entre as crianças, para que sejam capazes de formar cidadãos capazes de manifestar o que pensam e sentem e escutar os que estão à sua volta.
Trata-se de um documento que orienta os conhecimentos e as habilidades essenciais para as crianças e jovens de todo o país. Sua finalidade é orientar a construção dos referenciais curriculares e dos projetos políticos pedagógicos das escolas, estabelecer as competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos ano a ano. Desse modo, são muitas as dúvidas sobre esta política pública, é preciso saber mais sobre as mudanças que ela traz para a educação no país, tendo em vista a necessidade de compreender sua contribuição para o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Segundo Andrea Patapoff, é preciso que os professores articulem os direitos e objetivos de aprendizagem e considerem as formas pelas quais crianças aprendem e constroem significações sobre si, os outros e o mundo social e natural.
Como destacado antes, a Base Nacional Comum Curricular é um documento que estabelece parâmetros e diretrizes gerais para o Ensino Infantil. A Fundação FEAC é uma organização independente que atua em Campinas com o objetivo de contribuir para a criação de uma sociedade mais justa, sustentável e com igualdade de oportunidades. Mais do que ensinar, a BNCC na Educação Infantil propõe um novo olhar nesse processo e enfatiza a importância do vínculo entre educar e cuidar.
BNCC na Educação Infantil: como é o processo de aprendizagem?
Isso acontece durante as experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens da instituição de ensino e dos contextos familiares e comunitários. A BNCC na educação infantil orienta que as brincadeiras devem ser cotidianas e se apresentar de diversas formas, em diferentes locais e tempos e também com parceiros diferentes, tanto adultos quanto crianças. É importante que essas brincadeiras também coloquem as crianças em contato com produções culturais amplas e diversas; ampliem conhecimentos, imaginação e criatividade; e proporcionem experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais. A criança deve participar ativamente do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelos professores.
Você sabe que existe um documento que norteia a formulação dos currículos escolares, a formação de professores e a redação de materiais didáticos em todo país? Neste post, entenda o que é, saiba como funciona e por que é importante a BNCC na educação infantil, estipulando eixos temáticos e direitos de aprendizagem na escola. Este é um momento importante para repensar e planejar as práticas pedagógicas de modo a vencer lacunas existentes e acentuadas com a pandemia, e garantir o cumprimento dos direitos de aprendizagem da criança e os campos de experiência previstos na Base. O terceiro direito de aprendizagem evidencia o foco protagonista que deve ser desenvolvido nos alunos. A criança deve ter participação ativa, junto com adultos e outros coleguinhas, do planejamento das atividades, escolha de brincadeiras, de materiais e de ambientes.