Como aplicar Sustentabilidade na construção civil Buildin

O impacto no ambiente e para as comunidades no seu entorno também é mínimo, e a economia de recursos (água e energia elétrica) é bem maior. Até aqui falamos sobre o conceito, importância e vantagens da sustentabilidade na construção civil. Agora, vamos explicar um pouco melhor cada uma das práticas necessárias para conciliar ambas as partes. Porém, há muitas maneiras de ser sustentável desde a fase de planejamento do projeto para reduzir os danos ao meio ambiente. Além de economizar tempo e dinheiro, essas inovações permitiram reduzir a quantidade de recursos naturais utilizados nas atividades. Assim não há tanto desperdício de materiais e nem a contaminação do meio ambiente com resíduos nocivos.

A construção sustentável é uma forma de se construir casas e edifícios, harmonizando-os com o meio ambiente. Ela procura, durante toda sua produção e pós-construção, amenizar os impactos à natureza, reduzindo o máximo possível os resíduos e utilizando com eficiência os materiais e bens naturais, como água e energia. Pensar no uso consciente dos recursos naturais é fundamental nas construções sustentáveis. Para que haja um melhor aproveitamento da água, em vez de utilizar o volume máximo do reservatório, o acionamento duplo utiliza a quantidade necessária, uma economia de 35% se comparado com válvulas comuns. Neste tipo de projeto, os custos dos materiais utilizados, como o tijolo ecológico, são mais baratos, uma vez que a sua produção é diferente dos demais materiais convencionais.

Reutilizando materiais, eliminando desperdícios, traçando alternativas para explorar recursos naturais e encontrando novas formas de gerar e economizar energia. Esses são apenas alguns exemplos que, além de diminuir o impacto ambiental da construção civil, tornam os processos economicamente viáveis. Softwares como o Energy Plus permitem identificar pontos críticos de consumo de energia em uma edificação.

A sustentabilidade é uma demanda por parte dos clientes finais que vem crescendo cada vez mais. Boa parte da sociedade vem mudando seus hábitos prejudiciais ao meio ambiente e com isso surge a necessidade de construções mais sustentáveis. Ter a sustentabilidade da construção civil na base de construções ou reformas também permite o acesso aos descontos, que variam entre 5% e 20%, de acordo com cada cidade que implementa o programa. Eles podem gerar muito mais economia se instalados ainda na construção, fornecendo energia aos canteiros de obra.

melhores práticas de sustentabilidade na construção civil?

A grande vantagem de uma energia limpa, que representa uma fonte renovável e alternativa, é não promover o aquecimento global, nem agravar o efeito estufa com a queima de combustíveis fósseis. As energias limpas são aquelas provenientes do sol, das marés, dos ventos e da biomassa. As projeções para o uso dessas energias são muito positivas, pois apontam para sua capacidade de suprir as necessidades energéticas no mundo. Atualmente, a sustentabilidade é algo essencial para as grandes corporações, e não apenas por questões financeiras ou ambientais, mas também pela própria imagem. Além disso, também atendem exigências comuns da sociedade, que estão relacionadas aos cuidados com pessoas e a natureza. Melhores argumentos de vendas, uma vez que o conceito de sustentabilidade é valorizado atualmente.

– Utilize materiais de baixo impacto ambiental

Então, a nossa indústria teve, até hoje, um grande papel na poluição e geração de resíduos que prejudicam o meio ambiente. Os materiais de construção de baixo impacto ambiental poupam recursos naturais e são mais duráveis. Embora o custo dessa prática possa ser um pouco maior a princípio, a longo prazo acabam exigindo menor manutenção. Investir em novas tecnologias podem auxiliar na otimização de tempo no gerenciamento do canteiro de obras e das etapas de uma obra.

Norma de desempenho NBR também merece uma menção especial, pois é cada vez mais relevante no mercado construtivo nacional e diz respeito à pontos fundamentais de uma construção. Em uma pequena construção, a utilização de caçambas é um excelente meio de armazenar todos os tipos de materiais sólidos inutilizáveis. Estes devem ser levados para locais de triagem ou seguir para aterros adequados ao fim da obra. Para diversos segmentos de atuação, é necessário que haja a certificação da empresa por regras de operação.

Práticas sustentáveis na construção civil

Paredes na cor verde, por exemplo, podem trazer uma absorção melhor do calor, que se intercalam com o concreto e estruturas metálicas, principalmente em regiões mais quentes. Assim sendo, dados importantes, planilha cronograma de obra excel grátis que antes eram registrados somente em papel e caneta, passam a ser obtidos digitalmente. A Gestão de equipes realizada através de uma rotina operacional é extremamente importante para o planejamento...

Sustentabilidade na construção civil: qual é a importância?

Ambientes que sobrecarregam o sistema de ar condicionado, por exemplo, ou que poderiam usufruir mais de iluminação natural. A partir disso, dá para determinar práticas para otimização do consumo de energia, como uso de isolante térmico adequado ou telhados verdes. Sendo assim, ainda na fase de planejamento, é fundamental considerar as práticas simples para a sustentabilidade na construção civil, como o uso de recursos para iluminação e ventilação naturais. Construir ambientes que possam utilizar o máximo de iluminação natural possível é uma ferramenta da sustentabilidade na construção civil. Essa ação permite a economia da energia elétrica, além de possibilitar o uso de lâmpadas de baixo consumo. Antes de iniciar uma obra, é preciso pensar no reaproveitamento dos resíduos e na reutilização dos materiais.

Deixe um comentário