Além de olhar a etiqueta, há dicas de como fazer uma lavagem eficiente, evitando problemas de desbotamento e manchas. Existem produtos no mercado destinados a restaurar a cor das roupas. Outra opção é tingir a peça novamente, embora isso possa não ser viável para todos os tipos de tecido. Além dos passos básicos, existem algumas dicas e truques que podem ser úteis na preservação da cor das suas roupas.
Passos para evitar que as roupas desbotem
Por exemplo, as roupas de algodão costumam desbotar mais do que as de poliéster ou de seda. Além disso, algumas cores são mais sensíveis do que outras, como o preto, o vermelho e o azul escuro. Por isso, é preciso ter alguns cuidados especiais na hora de lavar, secar e guardar as suas roupas coloridas.
Quantas vezes posso lavar minha roupa antes que ela comece a desbotar? Em geral, roupas de boa qualidade e bem cuidadas podem resistir a muitas lavagens sem desbotar significativamente. Algumas roupas não devem ser penduradas nos cabides, pois podem perder a forma ou estragar com o peso. É o caso das roupas de lã, de tricô, de seda ou de renda, por exemplo.
Em uma tigela grande misture os produtos conforme o modo de preparo. Espalhe a mistura sobre a mancha ou utilize diretamente na máquina de lavar e nunca mais sofra com manchas. Mas saiba que é possível lavar roupa colorida e manter as cores vivas e sem danos ao tecido. O vinagre é seguro para a maioria dos tecidos e ainda ajuda a amaciá-los e remover resíduos de sabão. Já o bicarbonato é um agente natural de limpeza que ajuda a neutralizar odores e remover manchas, sem danificar as fibras.
Listamos as etapas básicas que você pode seguir para evitar que sua peça favorita fique suja ou desbote. Todas as demais cores que sobrarem entram no grupo das roupas coloridas. Antes de colocar as roupas na máquina ou no tanque, separe-as por cores similares, evitando misturar peças claras com escuras ou com tons diferentes. Assim, você evita que uma roupa manche a outra ou que uma cor se transfira para outra.
Pode parecer estranho, mas o leite quente pode ser um ótimo aliado para tirar mofo de roupas delicadas. E se tem uma coisa que ele ama, é um guarda-roupa fechado por dias, com pouca circulação de ar e algumas peças ainda úmidas lá dentro. Antes de sair esfregando qualquer coisa na roupa mofada, é importante entender o que estamos combatendo. O mofo não surge do nada e, se você não resolver a raiz do problema, ele pode voltar mais rápido do que você imagina. Para manchas leves, o detergente neutro pode ser suficiente para remover o bolor sem agredir o tecido. Com as nossas dicas tentamos ajudar os nossos leitores mas de forma alguma deve ser utilizado o site para substituir o trabalho de um especialista.
Antes de colocar as peças na máquina, vire-as do avesso, isso evita danos superficiais do tecido. Quando adquirimos novas peças, seja para atualizar nossos looks ou para acompanhar as tendências, estamos investindo não apenas em tecidos, mas em possibilidades. Em seguida, pegue a roupa e enxágue abundantemente com água fria, sem torcer.
Como secar as roupas coloridas sem desbotar
Um verdadeiro segredo para uma lavagem eficaz é melhorar a fixação da cor de uma peça de roupa. Confira aqui o nosso guia completo de como tirar manchas para descobrir alguns truques que vão te ajudar nessa hora. Sacos plásticos retêm umidade e favorecem o crescimento de fungos. Se precisar armazenar roupas por muito tempo, use sacos de TNT, caixas organizadoras bem vedadas ou capas de tecido respirável. O ácido cítrico do limão ajuda a soltar o mofo, enquanto o sal potencializa a ação de limpeza.
Cuidado com o excesso de amaciante
Não use alvejante para remover manchas, pois pode danificar o tecido e a roupa ficará muito velha em pouco tempo. Para evitar que as roupas desbotem e prolongar sua vida, misture 1 colher de sopa de óleo ou cinco vezes de sal com água para lavar. Lavar as roupas sem desbotar as peças pode parecer difícil, ainda mais nas peças escuras, como as pretas.
Confira alguns truques que vão garantir que suas rupas fiquem bonitas por mais tempo. O ideal é optar por detergentes ou sabões específicos para roupas coloridas ou delicadas. Esses produtos são formulados para limpar sem serem agressivos com os pigmentos das roupas. Evite detergentes com alvejantes ou produtos químicos muito fortes, pois eles podem acelerar o limpar tapetes processo de desbotamento. Com algumas práticas simples, você pode evitar o desbotamento precoce das suas peças favoritas. Se as roupas estiverem muito sujas, pode deixar de molho por pouco tempo.
Para conservar a vivacidade das cores, adicione cinco colheres de sopa de sal a cada ciclo de lavagem de roupas coloridas. Em quantidade desproporcional, o amaciante e o sabão podem manchar as roupas pretas. Antes de jogar a roupa direto na máquina, é importante remover o excesso de mofo e tratar as manchas. O mofo nas roupas não é só um incômodo visual e olfativo, mas também pode ser prejudicial à saúde, especialmente para quem tem alergias ou problemas respiratórios. E se você acha que basta uma lavadinha básica para resolver, sinto dizer, mas nem sempre é tão simples assim. A secadora pode ser a inimiga número um das cores das suas roupas.
Neste site, mensalmente ajudamos milhares de pessoas a resolver dúvidas, aprender novas habilidades e explorar conteúdos criativos. Nossa missão é conectar você com informações valiosas para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Passe o ferro quente por cima, como se estivesse passando o pano. Se sim, lave essa peça sempre à mão ou, se for grande, sozinha na máquina.
O bicarbonato de sódio é outro ingrediente poderoso na luta contra o mofo. Ele não só ajuda a remover manchas como também absorve odores desagradáveis. Ele tem propriedades antifúngicas e antibacterianas, além de ajudar a neutralizar o cheiro ruim. O mofo é um fungo microscópico que adora lugares úmidos, escuros e abafados. Ele se espalha por meio de esporos que flutuam no ar e se fixam em superfícies como paredes, móveis, livros e, claro, tecidos.