Uma das vantagens do EaD é permitir que o estudante tenha maior autonomia e independência em relação aos seus estudos. Nele, o aluno é responsável pelo seu próprio aprendizado, podendo escolher o horário e local de estudo. Ao optar pelo EaD, os estudantes economizam em despesas como transporte, alimentação e hospedagem, pois não precisam se deslocar até a instituição de ensino para estudar. A autonomia em organizar os horários de estudo permite que a pessoa organize a rotina para estudar nos melhores horários (sem comprometer os estudos e o trabalho). O Ensino a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que tem se mostrado eficaz e cada vez mais presente na vida dos brasileiros, possibilitando que mais pessoas tenham acesso ao Ensino Superior e à capacitação profissional de qualidade.
Links importantes
Aproveite para utilizar os sites que irão te auxiliar de verdade, como é o caso do Super Vestibular e do Mundo Educação. Tente fazer com que essa interação entre estudo e internet seja produtiva para você. Prepare uma planilha semanal do seu plano de estudos e acesse as aulas nos momentos que você reservou para elas. A internet permite a atualização de conteúdo de maneira mais rápida e até em tempo real. Nos livros didáticos isso não é possível, exigindo que o estudante tenha que adquirir um novo livro a cada nova edição.
Um fator importante para quem deseja ingressar na modalidade de ensino a distância é ter disciplina, dedicação e organização. Com isso, o interessado deve fazer a escolha do curso e da instituição de ensino e, se aprovado, ganha o acesso ao site. O ensino a distância nada mais é do que o ato de estudar um determinado conteúdo sem estar no mesmo ambiente físico que o professor. Dessa forma, os alunos do ensino a distância se destacam no mercado de trabalho, pois possuem competências requisitadas pelos recrutadores, como facilidade com o trabalho online e remoto.
Em especial no curso híbrido, o aluno precisará ter acesso à internet e preferencialmente ela deve ser de boa qualidade. Entre as desvantagens podemos citar que o aluno necessariamente precisa seguir em cada aula o ritmo do professor, sendo que muitas vezes faltam atrativos para que ele se mantenha interessado no conteúdo o tempo todo. Nesse caso, a relação entre o estudante e o professor acontece com a ajuda de ferramentas online, disponibilizadas no portal da instituição de ensino. Portanto, o aluno determina os seus horários de estudo, pode rever as aulas e o conteúdo quantas vezes desejar, pesquisar materiais extras e utilizar quaisquer métodos que possam potencializar o seu aprendizado de acordo com o seu perfil.
A instituição costuma agendar encontros presenciais esporádicos para avaliação das atividades ministradas e socialização entre os membros da turma. Sendo boa parte dos encontros online, o acadêmico pode sentir falta de interação direta e presencial com os outros participantes e professores. Uma das vantagens do curso presencial é a oportunidade que o aluno tem do contato direto, olho no olho, com a equipe de docentes e demais companheiros de classe. O ensino presencial é a forma mais antiga e clássica de ensinar e aprender em uma universidade. Com o decorrer do tempo, o ensino híbrido passou a fazer parte da rotina de educandos e educadores, tornando-se uma realidade e uma necessidade atual. Antes de se inscrever em um curso de EaD, é preciso levar em consideração alguns pontos, como a localização da instituição de ensino e se ela é reconhecida pelo MEC.
Com o EaD, isso não é mais um problema, pois os estudantes têm a possibilidade de estudar de qualquer lugar, desde que tenham acesso à internet. Isso permite que os alunos que moram em áreas remotas, com poucas opções de instituições de ensino, tenham acesso a uma grande variedade de cursos. Com o isolamento social, o ensino remoto foi a forma mais eficaz encontrada pelos professores para que os mesmos conseguissem dar continuidade às aulas e os alunos tivessem acesso à aprendizagem, em substituição às aulas presenciais.
Por isso, vale investir nessa modalidade, ajustando problemas que surgem em qualquer nova atividade, mas que podem ser corrigidos. O importante, com certeza, é encontrar novas ferramentas que incentivem a educação. Se você pensa em aderir à modalidade, nossa lista de vantagens e desvantagens da EAD pode te ajudar a curso com certificado absorver os pontos positivos e a trabalhar os desafios.
Diferenças entre ensino presencial, híbrido e EAD
Ainda, as metodologias ativas são uma forma de promover a aprendizagem significativa, desde que haja a interação intencional entre conhecimentos prévios do estudante com o conteúdo novo da aula. Para que isso aconteça, o professor deve recorrer às metodologias ativas, que são estratégias de ensino baseadas na participação efetiva do discente na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível, interligada e híbrida. Neste meio tempo, professores e estudantes tiveram que se adaptar ao modelo remoto e aprender a usar novas ferramentas para não perder o ano letivo. A mais utilizada foi o WhatsApp, de acordo com levantamento da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com o Unicef e Itaú Social. É preciso ressaltar que o ensino híbrido não anula o tradicional, nem que um é bom e o outro é ruim. O ensino híbrido aprimora o modelo convencional para atender as demandas educacionais do século 21.
Valor do curso
Diferente de um centro de treinamento tradicional, onde os alunos conseguem tirar suas dúvidas na hora com o instrutor que está em tempo real. Por isso que esse modelo mais “liberal” pode não se adequar para todos os perfis de alunos, já que alguns sentem que aprendem mais rápido presencialmente. Neste conteúdo detalharemos mais sobre esse método de ensino tão popular que está conquistando cada vez mais espaço no mercado, por sua aplicação descomplicada e prática para todos.
Então sim, pode acontecer de algumas instituições de ensino superior aplicarem exames presenciais, mesmo que a faculdade seja digital. Normalmente, isso acontece em algum polo EAD de apoio mais próximo da sua região. As vantagens da faculdade EAD são inúmeras, desde a comodidade de poder estudar onde quiser, até economia de tempo, principalmente de trajeto do trabalho para a universidade, e da universidade para casa.
Desde antes da pandemia os especialistas projetam um crescimento anual da modalidade – a crise da covid-19 só acelerou o processo. De certa forma, tudo o que foge da graduação tradicional provoca certa resistência no início. No caso da EAD, isso pode ocorrer por causa da falta de conhecimento sobre quanto as IES exigem dos estudantes e como os avaliam.
O crescimento dessa modalidade no Brasil é resultado de diversos fatores, como a expansão das tecnologias digitais, mas principalmente graças às vantagens do EaD, que permitem cada vez mais alunos a seguirem o sonho do Ensino Superior. Porém, ainda existem estudantes que precisam, sim, do contato físico, cara a cara, para poder aprender melhor o conteúdo. São aqueles que gostam de trocar ideias com os colegas e, especialmente, com o professor, para se sentirem mais seguros.