Já podem ser encontradas à venda marcas de barras de cereais e macarrão produzidos com quinoa. Na quinoa há o fitoestrógenos, que age como um substituto, ajudando na reposição hormonal. Durante a menopausa, o corpo da mulher carece de estrogênio, resultando em diversos efeitos colaterais. É interessante consumir tanto na alimentação, como em produtos para o cabelo. Dessa forma, ela pode ser consumida ser problemas para quem é diabético e também para quem quer se prevenir da doença. Outro aminoácido presente na quinoa é a tirosina, que é responsável pela pigmentação do cabelo e da pele.
A alimentação tem uma relação direta com uma boa noite de sono, pois diversos alimentos podem influenciar o nosso organismo neste momento do dia. Escolhas inadequadas tanto no jantar quanto na ceia podem também contribuir no processo de ganho de peso e atrapalhar a dieta. Outro ponto importante é estar atento ao horário da última refeição, pois você deve garantir um tempo adequado para o processo de digestão.
A cada 100 gramas de quinoa, são 6,8 gramas de fibras alimentares, que podem ajudar a fechar a conta de 27 a 40 gramas por dia, consumo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Recheada de micronutrientesFerro e magnésio são apenas alguns dos minerais importantes oferecidos pela quinoa. Tais nutrientes conferem ótimos benefícios para a saúde dos músculos, ossos e células sanguíneas, e auxiliam a suprir carências nutricionais. Não há qualquer contraindicação para o consumo da quinoa, desde que seja consumida nas quantidades adequadas (até duas colheres de sopa por dia). Isso porque ela é um alimento calórico, que se consumido em excesso pode desequilibrar a dieta.
Para um jantar leve, a nutricionista indica preparar um mix de legumes em forma de caldo. Para isso, cozinhe vários tipos de legumes e bata no liquidificador, depois tempere para transformar em caldo. É importante lembrar que a quinoa precisa sempre ser lavada em água corrente antes do consumo, não devendo ser ingerida crua. Também é possível refogar a quinoa com, por exemplo, cebola e alho, para garantir um preparado mais saboroso.
Um lanche com pão de forma integral, folhas de alface e patê de ovos, tofu ou atum com ricota ficam saborosos, nutritivos e vão conferir saciedade e qualidade para o seu sono durante a noite. Mas, ela também é rica em água, podendo provocar a noctúria que são as idas frequentes ao banheiro, no período da noite, para urinar. Ir ao banheiro de hora em hora pode comprometer a qualidade do sono, aumentando estresse e mal humor pela manhã, além de prejudicar a saúde de modo geral.
A quinoa possui lisina, um aminoácido que ajuda na sintetização da elastina e do colágeno, ajudando na cicatrização e reparação da pele. Assim, a hidratação no período da manhã e no início da tarde em quantidade adequada será uma boa forma de atingir as necessidades hídricas durante o dia. Evite quibe vegano com quinoa delicioso ingerir muitos líquidos próximo da hora que você costuma ir deitar e evite alimentos com propriedades diuréticas. Com seus inúmeros benefícios para a saúde e sua capacidade de complementar uma variedade de sabores e cozinhas, a quinoa merece um lugar de destaque em qualquer dieta equilibrada.
– Farinha de quinoa:
É bom não exceder a quantidade de água para que não vire uma “papa” e também para aproveitar melhor seus nutrientes. Comece lavando-a em água corrente, com o auxílio de uma peneira, pois isso retira as saponinas, substâncias que ficam na camada externa do grão e dão um sabor amargo. O cozimento leva, geralmente, entre 15 e 20 minutos para que a quinoa fique cozida ao ponto.
Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness. No Brasil, ela ainda é pouco conhecida, mas está ganhando, aos poucos, um espaço no prato das pessoas. E quanto ao armazenamento, guarde a quinoa em um recipiente bem vedado, para mantê-la fresca por mais tempo. Os demais nutrientes estão em uma tabela mais detalhada, ao final do artigo. As folhas da quinoa também podem ser aproveitadas como alimento, que podem ser refogadas da mesma maneira como a couve-mineira. Como seu sabor residual é forte, é recomendado a utilização de apenas 20% do farináceo da receita original.
O ideal é não comer grandes quantidades de alimentos antes de dormir e apostar em opções que sejam mais leves. Você já deve ter se perguntado o que fez da quinoa ganhar o título de um “superalimento” dos nossos tempos. Considerada um pseudo-cereal, ela possui um alto valor nutricional quando comparada a outros cereais, como arroz, aveia e trigo. Essa vantagem se deve ao alto teor de fibras e proteínas, além de boas quantidades de gorduras insaturadas, vitaminas e minerais como o ferro. A nutricionista indica combinar peixe grelhado com uma salada de folhas verdes e uma porção pequena (no máximo 3 colheres de sopa) de um carboidrato de baixo índice glicêmico, como um purê de inhame ou de mandioquinha-salsa. A carne branca é uma carne leve para comer a noite, então peixe é ideal.
De acordo com a especialista, as frutas devem ser consumidas diariamente. “Elas fornecem minerais, vitaminas, diferentes fibras alimentares, antioxidantes e compostos que ajudam a regular o organismo“, explica. A quinoa é rica em proteínas e ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Ela possui os mesmos nutrientes que os cereais propriamente ditos, como arroz e trigo, mas suas características de plantio e crescimento são diferentes, por isso, é considerada um pseudo cereal. O whey protein vai ser a proteína da refeição e as frutas vão ser o carboidrato de baixo índice glicêmico e carga glicêmica. A quinoa é um grão muito rico em carboidratos complexos, proteínas, gorduras boas e fibras.
O molho de açaí é uma ótima opção para usar a fruta em preparações salgadas. Sugestão da marca de açaí orgânico Native Berries rende 2 porções e leva 45 minutos para ser preparada. Colorida e super saudável, essa salada de quinoa com legumes, uva-passa e castanha de caju promete ser uma boa variação para suas refeições. A receita é do Chef Felipe Miyake, do restaurante La Varenne, em Curitiba. Alto teor de fibrasA quinoa é um aliado em potencial no controle da glicemia, de dislipidemias e no funcionamento intestinal por seu alto teor de fibras.
Quais os benefícios da quinoa
Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de quinoa cozida, sem óleo e sem sal. Além disso, ela é livre de glúten, e um excelente substituto para o arroz em todos os tipos de pratos. Proteção muscular e óssea são dois fatores fundamentais para um envelhecimento mais saudável, o que faz a quinoa ser associada a menos problemas no futuro, especialmente aqueles relacionados a acidentes domésticos com fraturas. Esta forma de quinoa é mais utilizada no café da manhã, como sucos, vitaminas e com iogurte. Além de ajudar na hidratação em si dos cabelos, a quinoa também age na saúde do couro cabeludo, pois contém umectantes que nutrem e hidratam essa região da cabeça. As vitaminas presentes neste grão auxiliam na redução do aglomerado melanina, que ocasionam manchas na pele.
Pandemia favoreceu alimentação saudável, aponta estudo
Ela também é um dos grãos que tem maior teor de ferro (10,9mg por 100g de quinoa), perdendo apenas para o amaranto (17,4mg por 100g). Essas quantidades de ferro são aproximadamente 550 vezes maiores que as encontradas no feijão. Assim, quanto maior o consumo de alimentos com alto índice glicêmico, maiores e mais frequentes são os picos de glicemia, o que contribui para o aumento da fome e do risco de obesidade. A quinoa é uma ótima fonte de proteína vegetal, e suas proteínas são completas, o que quer dizer que ela contém todos os aminoácidos essenciais para um equilíbrio saudável do organismo. Chamamos de cereais integrais as sementes e grãos inteiros, nos quais nenhuma das suas partes é removida.