o esporte no desenvolvimento do ser humano Para um Futuro Positivo

As escolas incorporam a atividade física através de jogos, gincanas, olimpíadas e aulas de educação física. Desde a mais tenra idade, é visível o envolvimento da criança com a atividade corporal, com brincadeiras de pega-pega, com bola, na praia brincando com as ondas, e na areia. O esporte para crianças e adolescentes ajuda em diversos pontos da saúde física e o desenvolvimento da coordenação motora é um bom exemplo. A prática dessas atividades colaboraram para que habilidades como correr e lançar sejam aprendidas de maneira natural. A prática esportiva também pode ser inserida no cotidiano escolar como uma forma de edutainment, termo que interliga educação e entretenimento.

Esse compartilhamento de experiências pode influenciar os estudantes com relação ao esporte, tanto no presente quanto no futuro. E por falar nisso, colocar o esporte no currículo escolar e no projeto de vida do Novo Ensino Médio também pode ser interessante para o estímulo e abordagem deste tema. Outra forma de inserir o esporte no dia a dia escolar é contar histórias que inspiram os estudantes. Trazer exemplos de pessoas que passaram por situações reais, que falem de temáticas como a superação de limites, a resiliência, a determinação em atingir objetivos e metas, é um bom meio para fazer os jovens refletirem e se conectarem com essas histórias. Além disso, a prática estimula o desenvolvimento motor e cognitivo, ao mesmo tempo em que promove o fortalecimento muscular e ósseo. Outros benefícios são a redução do risco de doenças cardiovasculares e o combate à obesidade infantil.

A importância do esporte na adolescência

Contudo, a saúde mental também é diretamente impactada, já que o esporte alivia o estresse e reduz a ansiedade. Ao mesmo tempo, estimula o desenvolvimento de valores e o fortalecimento do lado social, causando no jovem uma sensação de pertencimento a um grupo. O esporte auxilia na administração das emoções (tal como observamos em atletas), habilidade tão importante para a vida adulta. A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações.

Além disso, a qualidade do sono e do humor também melhoram, o que contribui para um melhor rendimento escolar. Vale lembrar que a prática de um esporte acontece fora da sala de aula, o que tira o estudante da zona de conforto e do ambiente diário, estimulando o contato com lugares e sentidos diferentes. Incentivar a prática de esportes induz a bons hábitos e ajuda os jovens a  desenvolverem a consciência e responsabilidade sobre a importância de cuidarem bem do seu corpo.

Qual é a importância do esporte na vida dos jovens?

Existem inúmeras instituições sem fins lucrativos que criam centros de esportes em áreas de baixa renda a fim de focar a atenção dos jovens e adolescentes e ainda distanciá-los da marginalidade e das criminalidades existentes no mundo. Cada esporte possui suas particularidades que envolvem as pessoas e as fazem optar por qual praticar. Na adolescência, as pessoas são influenciadas pelo consumismo, problemas psicológicos, hábitos prejudiciais e outros que também influenciam as demais faixas etárias, gerando conflitos internos que desviam valores e aprendizagens antes obtidos. Há casos em que os pais, com receio de que o esporte atrapalhe nos estudos, proíbem a prática do filho, ou então usam o esporte como “moeda de troca”, do tipo “se tirar nota baixa, vai ficar um mês sem jogar futebol”. Esse tipo de atitude em geral não motiva o adolescente a estudar mais – ao contrário, ele passa a ver as aulas não como oportunidade de adquirir conhecimento, mas como uma obrigação (ou seja, algo negativo) para atingir o que deseja. A adolescência é marcada por alterações hormonais, picos de crescimento, além de ser uma fase essencialmente de individuação da personalidade.

É assim que acontece o primeiro contato da criança, lá na educação infantil, com o esporte. “É nessa fase que a criança precisa trabalhar elementos motores que serão importantes para a vida dela adulta. Locomoção, manipulação e estabilização são essenciais para esse desenvolvimento”, explica Barbara Chinaglia Tagata, Assessora de Educação Física do Colégio Positivo. O esporte para crianças e adolescentes também é um forte aliado na hora de ensinar como lidar com regras.

PosiCast aborda assuntos do universo de crianças e jovens

As atividades coletivas contribuem também para o reconhecimento de hierarquias, respeito e disciplina. Ressaltamos que o incentivo à prática esportiva e até mesmo ter alunos atletas na sua instituição de ensino, serve de inspiração para outras crianças e adolescentes, cria uma cultura esportiva e traz visibilidade. É também por meio da prática esportiva que a criança desenvolve habilidades emocionais, as chamadas soft skills, além de valores que vão acompanhá-la também na vida adulta. Como, por exemplo, saber ganhar, saber perder, ter empatia pelo adversário, ser colaborativo”, conta Barbara. As atividades físicas permitem que crianças e adolescentes aprendam a lidar com as diferenças e limitações de outras pessoas, e também apresenta a eles realidades diferentes das suas. Sendo assim utilizar uma parte se seu tempo para fazer atividade física regularmente, ter atividades sociais e de lazer contribuem para que o estudante se sinta melhor e mais fortalecido e capaz para estudar e aproveitar com resultados a dedicação de seu estudo.

Introduz hábitos saudáveis

Nesse contexto, o esporte auxilia promovendo integração social – especialmente aqueles em conjunto, como futebol, vôlei e basquete –, aumento do autocontrole, da perseverança, da disciplina e da coragem. Neurologicamente falando, gera endorfina e serotonina, hormônios que trazem bem-estar, e oxigena o cérebro, ao mesmo tempo que propicia a criação de novas sinapses. Deve oferecer alternativas de práticas esportivas que se adequem aos diversas preferências e sirvam de opção para que os alunos possam escolher dentre aquelas que mais se adaptem e apreciem. A escola deve também priorizar o esporte em seu plano de ensino para os alunos. O volume de estresse sobre um vestibulando ou estudante de concurso é muito grande e vem da própria carga de estudos, associado à própria cobrança por resultados e pressão social.

Ou seja, ao praticar um esporte, o estudante se diverte e aprende ao mesmo tempo, sem nem perceber que está desenvolvendo habilidades. Nesse sentido, a produção de conteúdo divertido, voltado aos benefícios do esporte na vida do jovem, faz muita diferença. Assim Tipos de Esportes é fundamental que as pessoas que cercam essa criança tenham hábitos saudáveis de alimentação e atividade física, pois são os modelos no processo de formação. Assim, de nada adianta colocar a criança para iniciar um esporte, se o exemplo em casa é o oposto.