O papel da ética na educação para a formação de cidadãos

O comportamento do educador influencia diretamente as atitudes das crianças e adolescentes, criando um ambiente de aprendizado baseado no respeito mútuo. Após refletir-se sobre o tema, percebeu-se a grandeza de sua importância e o imensurável valor de sua conduta inserido nas ações humanas no dia a dia. Conduzir uma missão ou exercer uma atividade que a sua profissão lhe propiciou sem, no entanto, considerar os princípios éticos e morais de sua conduta, seria mera contradição de um juramento que deixou de cumprir com as suas normas. Na medida em que os anos passam, no mundo globalizado, nos países capitalistas e das tecnologias de ponta, observa-se, com frequência, o rompimento das ações e o atropelamento à dignidade humana sem nenhum receio ao descumprimento da ética.

Não se poderia fazer cidadania se fosse deixado de lado a ética, e o lócus propício para o seu aprendizado e o seu exercício, é a escola. Cabe a escola trabalhá-la  no seu âmbito, ensinando e exigindo a sua prática, propiciando assim um resultado qualitativo. Ela envolve o cultivo de um ambiente onde as regras e os valores são vivenciados de forma prática e coerente com os projetos de felicidade e bem-estar dos alunos. Quando isso ocorre, as normas morais se tornam significativas e são internalizadas, ajudando a formar indivíduos não apenas capacitados intelectualmente, mas também éticos e conscientes de seu papel na sociedade. Por fim, a ética de Espinosa sintetiza essas diferentes correntes filosóficas, criando uma visão mais harmoniosa e moderna da moralidade.

Ética e Conhecimento no Centro da Educação

Além da formação inicial, a ética na docência deve ser um tema recorrente na formação continuada dos educadores. O ambiente escolar está em constante transformação, e novos desafios éticos surgem com a evolução da sociedade e das tecnologias. O uso da internet, por exemplo, trouxe questões como cyberbullying, exposição indevida de informações e fake news, tornando ainda mais necessário o papel do professor na orientação dos alunos sobre o uso consciente e responsável dos meios digitais. A ética nas pesquisas acadêmicas no Brasil não se deve limitar à obediência a um determinado protocolo formal, pois existe uma necessidade inerente ao ser humano de respeitar determinadas normas e regras de conduta para a garantia de sua própria existência enquanto ser humano e social. Nesse sentido, a importância da discussão sobre a ética na pesquisa em seres humanos e com seres humanos deve ser mais ampla e ultrapassar as formalidades das leis nacionais como a expressa nas Resoluções n. 510 (Brasil, 2016), buscando ancorar-se nos fundamentos filosóficos que lhe dão sustentação.

Adquire dimensões desafiantes para o pensar e fazer educativo ao lado da família, outras instituições sociais veiculam valores e desempenham um papel na formação moral e no desenvolvimento de atitudes. Os meios de comunicação de massa exercem também um grande poder de influência e de veiculação de valores, de modelos de comportamento. Ao trabalhar a ética na educação em sala de aula, o professor se depara com a questão do choque de valores. Os diversos valores, normas, modelos de comportamento que o indivíduo os compartilha, diferentes meios sociais a que está integrado ou exposto, colocam-se em jogo nas relações cotidianas. Em suma, a ética na educação é um tema complexo e multifacetado, que exige uma abordagem interdisciplinar e colaborativa. A pesquisa em andamento busca contribuir para o avanço do conhecimento sobre a ética na educação, fornecendo insights valiosos para a melhoria da prática educacional e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Dilza Côco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Vitória, ES, Brasil.

A ética na avaliação educacional é um aspecto crucial que deve ser considerado por educadores e gestores. Avaliações justas e transparentes são essenciais para garantir que todos os alunos tenham oportunidades iguais de demonstrar seu aprendizado. Práticas como a avaliação formativa e a autoavaliação podem contribuir para um processo mais ético e inclusivo, permitindo que os alunos se tornem protagonistas de sua própria aprendizagem. Em "Fare Ricerca-Formazione con gli insegnanti in Italia. Approcci e metodologie", Donatella Savio destaca que a pesquisa educacional ocorre por meio do diálogo com o conhecimento e as práticas dos professores. Para demonstrar as estratégias e os resultados dessas tipologias de pesquisa, são apresentados e discutidos alguns exemplares retirados de um percurso de Pesquisa-Formação que tem entre as suas referências a abordagem da Qualidade Negociada (Bondioli & Ferrari, 2004) e a metodologia da Promoção a partir de Dentro (Savio, 2013).

A adoção de metodologias interdisciplinares e inovadoras contribui significativamente para a formação ética dos estudantes, oferecendo-lhes ferramentas para refletir sobre direitos humanos, justiça, respeito e responsabilidade social. A escola, além de ser um espaço de transmissão de conhecimento, tem um papel fundamental na formação cidadã e no desenvolvimento de valores éticos. O ambiente escolar é onde os alunos aprendem a conviver com as diferenças, respeitar regras e lidar com desafios morais que refletem a complexidade da vida em sociedade.

É preciso que se tenha a responsabilidade individual para a realização de certas tarefas. As vezes, seria melhor o recusamento e a justificativa da inviabilidade de um trabalho que não pudesse ser executado, do que uma vez aceito, deixasse-o à desejar. Admite-se que a ética esteja consagrada no bojo da família, da escola e da comunidade por ser a base de uma sociedade mais justa e igualitária e que, portanto, carece de um olhar humano mais aprofundado, pois ela é uma forma racional humana de viver em harmonia com outros humanos. Portanto, apregoar a ética no espaço pedagógico é, ao mesmo tempo, oferecer desafios no segmento do ensino-aprendizagem em busca de supostas atitudes críticas. Isso proporcionaria condições para o avanço do desenvolvimento social e autonomia dos educandos além de oferecer-lhes capacidades de posicionamento mediante ações coletivas realizadas.

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A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Outro fator relevante é que a modernidade ocasionou uma série de alterações, inclusive na família; mas tal fato não desobriga a instituição familiar de seu papel educador – primordial ao desenvolvimento e integração do filho à sociedade. Nietzsche, por sua vez, vai além, exaltando a força, a autonomia individual e a busca pelo poder como elementos essenciais para a realização do ser humano. Em sua filosofia, ele vê a desigualdade entre os homens como algo natural e até necessário, defendendo que a aristocracia e o domínio sobre os mais fracos são condições para a criação de uma sociedade superior.

A partir do momento em que se chega a uma fila e que procura-se atendimento antecipado, sem nenhuma justificativa de prioridade, “jeitinho brasileiro”, estaria, de certa forma, descumprindo com o dever social e ao mesmo tempo asfixiando a norma ética. Da mesma sorte, quando recebe-se um troco com erro de superávit e não preocupa-se com a sua devolução, uma vez que o princípio ético exige que não se deve pegar ou usufruir aquilo que não lhe pertence, aconteceu a burlação da eticidade. Semelhante as quebras de regras de uma instituição, que deveriam ser discutidas apenas no lócus ou o apunhalamento a terceiros quando esses não se fazem presentes pra se defenderem. A ética de um indivíduo é sempre observada e admirada pela sociedade a que ele pertence pois, ele procura fundamentar as suas ações morais de acordo a razão.

Para sairmos das sombras da cavernae alcançarmos o Bem (representado pelo sol), o filósofo propôs o métododialético pelo qual seria possível a “purificação (ascese) e a libertaçãoda alma (mente)” (RAMACCIOTTI, 2020). Atualmente há uma acentuada preocupação da sociedade brasileira, de como encontrar estratégias que possam, de fato, efetivar o respeito às diferenças e o combate a violência. Os casos de desrespeito, discriminação e outras ações violentas são realmente assustadoras e inaceitáveis numa sociedade que almeja os princípios éticos e morais.

Trata-se da transferência, direta e sem mediação, de um conceito central ao mundo da produção, do mercado e dos negócios para comprar graduação o mundo da academia, desconsiderando a natureza distinta desses dois espaços (Goergen, 2015, p. 307). A educação pública de qualidade, pedra angular de uma sociedade democrática, tem o dever de proporcionar a todas as crianças e jovens as mesmas oportunidades educativas e é fundamental para o bem-estar da sociedade ao contribuir para o seu desenvolvimento econômico, social e cultural. Os professores e o pessoal de apoio têm a responsabilidade de fomentar a confiança da comunidade na qualidade dos serviços que se espera que ofereçam todos os que trabalham nesta importante tarefa. A ética deve estar presente no currículo escolar, não apenas como um tema isolado, mas como um valor transversal que permeia todas as disciplinas. A inclusão de conteúdos que abordem questões éticas, sociais e ambientais contribui para a formação de alunos mais conscientes e engajados. Além disso, a prática de metodologias ativas e participativas pode estimular o debate ético entre os estudantes, promovendo um aprendizado significativo e reflexivo.

Qual sua escola filosófica?

A pesquisa tem o intuito de contribuir para o meio acadêmico na forma de uma melhor compreensão sobre o conceito em questão.