O uso do preservativo (camisinha) para proteger a cicatriz também é recomendado caso você sinta um impulso incontrolável de se masturbar. Não há registro, nos últimos três anos, nos diversos canais de comunicação do Hospital, de reclamações de pacientes contra o coordenador e preceptor da cirurgia plástica. A Polícia Civil já tem um inquérito, aberto em 2023, depois que uma paciente também relatou ter ficado com sequelas pós-operatórias e falta de atendimento. Na primária, o tratamento envolve a descompressão da cavidade, com retirada do conteúdo intra-abdominal ou abertura da cavidade peritoneal. Já na secundária, o tratamento preferível é o conservador (tudo isso você confere no material completo do Estratégia MED). Além disso, o uso de certos tipos de medicamento para aliviar dores também pode causar sonolência, fator que impacta diretamente na execução de algumas tarefas.
O tratamento das infecções pode incluir a administração de antibióticos e a realização de cirurgia ou procedimento para limpar ou drenar a área infectada. O sangramento é uma perda rápida de sangue no local da cirurgia que, por sua vez, pode levar ao choque. O tratamento da perda rápida de sangue pode incluir reposição endovenosa de fluidos ou plasma sanguíneo, transfusão de sangue e intervenção cirúrgica para controlar o sangramento. É importante que os pacientes sigam as instruções do médico após a cirurgia para reduzir o risco de complicações e relatar imediatamente quaisquer sintomas preocupantes. A presença de dor nesse período tende a diminuir a mobilidade desse paciente, sendo mais intensa nas primeiras 24 a 36h após o procedimento.
Cuidados com ferimentos
Se tudo estiver bem você pode remover todos os pontos, ou deixá-los por mais alguns dias caso se sinta mais confortável assim. Deixar os pontos por muito tempo aumenta o risco de que pequenas marcas e buracos (túneis de sutura) permaneçam indefinidamente na sua pele. Para reduzir o efeito das ereções noturnas (que puxam e forçam os pontos, principalmente durantes as primeiras noites), procure urinar antes de ir para a cama e mais algumas vezes durante a madrugada. As informações a seguir são genéricas e podem não se aplicar ao seu caso específico - em caso de dúvidas, não deixe de se consultar com seu médico.
Além de fazer bem para os músculos, isso ajuda a evitar complicações, como a embolia pulmonar, trombose e entre outros. Nesse período, os cuidados de enfermagem serão voltados para a estabilização do paciente, ou seja, é necessário estar atento aos sinais vitais, riscos de infecção do sítio cirúrgico, recuperação dos reflexos e da consciência, etc. Complicações pós-operatórias são sinais1 ou sintomas2 inesperados que surgem após uma cirurgia e em decorrência dela. Algumas vezes, esses acontecimentos são dependentes do tipo de cirurgia, mas o que aqui estamos chamando de “complicações pós-operatórias comuns” são somente aqueles acontecimentos que podem ocorrer a qualquer pessoa, em qualquer cirurgia.
Quais podem ser os fatores de risco em uma cirurgia?
A obstrução mecânica no pós-operatório precoce é um evento raro e ocorre em menos de 1% dos casos, sendo as aderências a condição mais frequente. Embora de pouca importância no pós-operatório, as aderências são a principal causa de obstrução intestinal de delgado fora desse período. Na presença de obstrução intestinal, encontramos vômitos, distensão abdominal e cólica. Os casos funcionais são classificados em íleo pós-operatório e íleo adinâmico.
Cardiotalks: Como tratar o paciente com DM2?
Embora aqui estejamos falando de regras gerais, é fundamental destacar que você deve priorizar sempre as orientações dadas pelo seu médico. Ao agendar uma consulta pela Medprev, certifique-se de prestar muita atenção aos cuidados necessários pós-procedimentos. Essa atenção deve ser redobrada quando falamos de um período de recuperação que acontece em casa. As tentações de lazer e alimentação nem sempre adequadas ao momento podem fazer com que alguns se descuidem. Por isso, ressaltamos aqui alguns cuidados que você deve ter para minimizar problemas. O paciente fica extremamente vulnerável após uma cirurgia – muitas vezes, o sistema imunológico fica baixo, o que pode acarretar outros problemas.
Após a primeira semana, já pode ser usada uma pomada que auxilie no processo de cicatrização (Kollagenase, entre outras). Ao final do primeiro mês, caso não se esteja satisfeito com a estética, existem pomadas cujo objetivo é melhorar o aspecto da cicatriz já formada (Contractubex, entre outras). Mas, nos casos em que o paciente exerça um trabalho que envolva esforço físico mais intenso, esse tempo pode se estender até duas semanas.
As complicações especiais acometem pessoas com condição clínica prévia à intervenção cirúrgica. Por fim, as complicações específicas estão relacionadas ao órgão operado, sendo mais ou menos recorrente em função do tipo de anestesia, da afecção clínica associada, do grau de injúria e dos cuidados pós-cirúrgicos. Em cirurgias eletivas de pequeno e médio porte, junto a procedimento anestésico sem intercorrências e manejo da dor pós-operatória, a intervenção médica pode não ser necessária, principalmente se tratando de pacientes de baixo risco. Esses procedimentos, em geral, causam poucas alterações na atividade orgânica. A embolia14 pulmonar pode ocorrer quando o coágulo24 da trombose venosa profunda13 se solta da veia originária e vai até os pulmões25, obstruindo um vaso pulmonar e, assim, corta o fluxo de sangue18 para a área pulmonar afetada.
Pode ocorrer obstrução intestinal, por isso o numero e aspecto da evacuação deve ser sempre anotada. Sua ferida vai cicatrizar mais rápido e desenvolver menos cicatrizes se você evitar o cigarro durante a recuperação. Se você fez uma cirurgia gastrointestinal ou está tomando analgésicos prescritos, saiba que isso aumenta o risco ter prisão de ventre, e esse problema nunca deve ser negligenciado. Peça a um amigo abdominoplastia ou membro da família para levá-lo para casa após a cirurgia, ou use um táxi ou aplicativo de transporte. Se você mora sozinho, também é uma boa ideia pedir a alguém para ficar com você por um dia ou mais, para ajudá-lo se surgir algum problema que exija o seu deslocamento. Muitas pessoas podem pensar que a recomendação médica de não dirigir é apenas por conta dos efeitos das anestesias, mas não é bem por aí.