Quando o anteprojeto é aprovado, ambas as partes assumem o compromisso de cumprir o que foi definido. “Toda construção com planejamento custa menos no fim das contas, pois esse é o melhor instrumento para se prevenir contra imprevistos”, aponta Pedro da Luz Moreira, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ). Quem sabe não projeto de casa sobra uma verba no orçamento para você concretizar esses sonhos. Você pode querer a integração da sala com a sacada e um projeto de paisagismo para o jardim, mas dependendo do orçamento, alguma destas ideias pode ficar de fora. Você irá pagar pelo serviço contratado e deve entender todos os detalhes e pelo que exatamente está pagando.
Vale lembrar como é ampla a gama de tarefas que você pode confiar a um arquiteto, começando pela orientação para escolher o imóvel ou terreno. Ainda assim, o mito de que contratar um arquiteto é caro faz com que muitas pessoas burlem as normas. Nesse sentido, é preciso não confundir obra econômica – aquela que realmente poupa recursos – com obra barata, que perde em qualidade e implica em gastos com refação. Os arquitetos estudaram anos para executar o seu ofício e para os que possuem experiência, o leque de alternativas para as suas demandas será ainda maior. Mesmo lendo esse artigo super completo, você pode ficar com algumas dúvidas sobre os serviços e a dinâmica de trabalho do arquiteto. Este é um cuidado muito importante a se tomar, visto que a qualidade dos materiais vai impactar diretamente na durabilidade das soluções escolhidas.
Esse documento, imprescindível, é o que garante ao cliente que alguém está assumindo todos os compromissos envolvidos na execução de seu projeto. Cerca de 70% da população economicamente ativa do Brasil afirma que gostaria de contratar um arquiteto – a parcela que já teve essa experiência, no entanto, é de apenas 7%. Os números discrepantes são de uma pesquisa do Datafolha a pedido do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e suscitam um debate a respeito da decisão de contar ou não com a ajuda especializada ao construir ou reformar.
Enquanto o engenheiro civil, contempla um envolvimento maior com a parte estrutural e as técnicas construtivas da obra, avaliando, inclusive, em como executar o que o arquiteto pensou com toda segurança”, destaca. Marina explica que o arquiteto pode transformar as ideias dos clientes em realidade, seja uma reforma, construção ou decoração. “A presença de um profissional de arquitetura pode ser um diferencial entre um projeto bem-sucedido e uma reforma que não atingiu as expectativas.
Conte o que precisa e receba até 4 orçamentos
Esses são alguns dos problemas que arquitetos enfrentam, o que leva muitos profissionais a prestarem um serviço que não condiz com o que foi negociado, afetando o recebimento de valores. Realmente é muito comum no mercado profissional de arquitetura, ao iniciar um bate papo com um possível projeto de casa pronto cliente, identificar alguns preconceitos socialmente construídos e que geram muitas objeções. Compartilhe essas ideias com o arquiteto, com a sua experiência e conhecimento, pode ser que ele otimize o custo e o tamanho dos dois ambientes e consiga viabilizar ambos os pedidos.
Pergunte ao arquiteto quais fornecedores de materiais ele utiliza em seus trabalhos. Um profissional que não te atualiza sobre a obra ou toma decisões sem te consultar, pode ser uma grande dor de cabeça. Visite o site e as redes sociais dos profissionais para conhecer o seu portfólio e a qualidade dos trabalhos que ele já realizou. As faculdades de arquitetura Brasil afora estão sempre com as turmas cheias, assim, há uma grande quantidade de profissionais de arquitetura no mercado.
Essa é uma conta que nem todos fazem, e posso dizer com confiança que sim, ela tem um valor alto e esse valor é sempre muito maior do que se tivesse tido a orientação correta. Quando você vê os empreendimentos Incorposul, tanto por fora quanto por dentro, lindos, funcionais e repletos de comodidades, pode ter certeza que arquitetos muito competentes fizeram um trabalho incrível por ali. Exponha o seu orçamento para o arquiteto, assim, em conjunto com as prioridades que foram definidas, é mais fácil saber o que realmente pode ser colocado em prática.
Profissionais
Se o ambiente será ocupado por outras pessoas, é indicado que elas também opinem para definir as necessidades. Durante a elaboração do projeto, é essencial que você exponha as suas necessidades para o arquiteto e que ele apresente as soluções e alternativas para os seus pedidos. Mas para que o desgaste do local seja minimizado, é preciso escolher materiais de qualidade, levando em consideração as condições de cada imóvel. Uma parede com mais umidade pode demandar produtos diferentes daquela cuja incidência de sol é maior.
Pesquise sobre os profissionais que têm seu perfil
- Elaboração de projetos- Garantia de que a obra esteja de acordo com as leis- Fiscalização da construção- Fiscalização de obras- Perícia- Planejamento e manutenção de obrasQuais são as vantagens de contratar um especialista desta área? “Ele irá planejar e antecipar todas as etapas do processo de construção, além de garantir a segurança final do projeto por meio de cálculos”, salienta Jorge. Essa apuração também tem impacto na economia, pois, de acordo com os cálculos, é possível evitar o desperdício.Além disso, o engenheiro viabiliza a resolução dos problemas que possam surgir durante a obra, conforme as questões legais. Por fim, ele ressalta que os indivíduos que exercem esse trabalho garantem a qualidade, precisão e cumprimento de prazos em uma obra. Quando se trata de construir ou reformar uma casa, contratar um arquiteto pode fazer toda a diferença. Um arquiteto é um profissional especializado em criar e projetar espaços funcionais e esteticamente agradáveis.