Vieses Inconscientes

Como vimos até aqui, não é raro que os vieses inconscientes se perpetuem entre recrutadores, analistas e lideranças. Logo, não há setor isento da responsabilidade de mudar pensamentos equivocados. Mas esse viés inconsciente é perigoso, pois pode levar gestores a promover ou privilegiar colaboradores com os quais se identificam, quando, na verdade, todos deveriam receber o mesmo tratamento baseado na razão.

Desconstruir conceitos que estão enraizados no subconsciente significa mexer no status quo e toda mudança gera estranheza e resistência. Mas falar sobre padrões estabelecidos é a melhor maneira de avançar em direção às mudanças. Nesses casos, os colaboradores afetados tendem à desmotivação, ao aparecimento de doenças laborais e, consequentemente, a produtividade diminui. Nesse contexto, a falta de acolhimento desencadeada por uma crença limitante aumenta o turnover nas empresas e afeta o employer branding. A ideia é tornar o ambiente de trabalho o mais agradável possível, através de avaliações justas e contratações assertivas e efetivas, considerando todos.

Viés Inconsciente: O Que É E Como Lidar?

Os vieses inconscientes são pre­conceitos incorporados no nosso dia a dia. São associações que fazemos, mui­tas vezes sem pensar e que acabam por criar estereótipos ligados a gênero, raça, orientação sexual, idade e outros. Estes vieses são construídos ao longo da vida, com base no que ouvimos na infância, interações com amigos, filmes que as­sistimos, notícias na TV e no jornal. Em 2017 rodou pelas redes sociais um enig­ma que elucida bem a questão dos vieses e que ainda hoje utilizamos em palestras sobre o tema.

Isso ajudará sua equipe de RH a construir um local de trabalho mais diversificado e inclusivo. Esse tipo de seleção consiste em ocultar características de um candidato para impedir que os vieses inconscientes influenciem no processo seletivo. O efeito halo pode entrar em ação quando um recrutador percebe que um candidato, ao trabalhar em uma empresa X, e possui uma certificação importante, tais fatores irão determinar as suas habilidades. O contrário Treinamento de Viés Inconsciente pode acontecer quando percebe que um candidato ficou fora do mercado de trabalho porque resolveu se dedicar algum evento pessoal, por exemplo. Vieses inconscientes são preconceitos incorporados no nosso dia a dia e estão baseados em estereótipos de gênero, raça, classe, orientação sexual, idade etc. Deixando suas contratações mais eficientes e assertivas ao longo do tempo. Uma delas é a implementação de programas de diversidade na sua empresa.

os efeitos dos vieses inconscientes

Explorar essa lista em profundidade vai além do escopo deste artigo, mas existe um viés que precisa ser particularmente detalhado para falarmos das avaliações corporativas de desempenho. Ou seja, podem fazer com que os candidatos sejam avaliados de acordo com os critérios previamente determinados, e que são relacionados com o desempenho no trabalho. Afinal, quanto mais ciência temos sobre o papel que o nosso inconsciente tem sob nossa tomada de decisão, maior é a chance de superar nossas preferências e evitar erros por conta de atitudes preconceituosas. Em poucas palavras, o cérebro faz algumas associações que impactam nos negócios, nos dados, nas oportunidades e em muitos outros cenários. E como evitar os impactos negativos dessa barreira nos processos seletivos. Peça para que quem está perto de você aponte quando um viés se manifeste em sua postura ou trabalho.

Efeito De Halo

Ocorre quando reforçamos estereótipos e padrões impostos pela influência social ou cultural no contexto onde estamos inseridos. Em geral, fazemos Vieses Inconscientes julgamentos a respeito de um indivíduo que pertence a outro grupo, sem considerar as qualidades desse sujeito, ou seja, a famosa “generalização”.

No entanto, é possível citar os tipos mais comuns nas relações interpessoais. Sabemos que julgamentos e generalizações impactam as relações, inclusive as profissionais, nas quais os efeitos são bastante negativos. Nesse sentido, a abertura das empresas para a diversidade faz com que comportamentos discriminatórios se manifestem com mais intensidade. Um levantamento feito pela Kantar com trabalhadores de 24 setores diferentes em 14 países – incluindo o Brasil – apontou que 80% das pessoas já viram discriminação no trabalho.

Implemente Programas De Inclusão E Diversidade

Entretanto, ao associarmos um juízo de valor a esse viés inconsciente, muitas vezes são gerados preconceitos e discriminações. Consequentemente, isso traz repercussões negativas em nossas vidas sociais e no ambiente de trabalho.

Vieses inconscientes existem em cada um de nós, porém, o ser humano tem a capacidade de aprender e transformar seus paradigmas. Por isso, para que empresas possam aproveitar o grande potencial de ter equipes plurais, ricas e mais criativas, é essencial dar esse passo e investir em projetos mais completos e robustos, que incluam mais que um treinamento compulsório. Desse modo, é possível ajudar todos os funcionários a romper preconceitos e abraçar o diferente, passando a enxergar o outro com um olhar mais aberto e empático. Várias organizações investem em treinamentos e outros métodos como avaliações de desempenho e recrutamento às cegas, mas a maioria dessas atividades não se mostra produtiva. Uma possível explicação é que isoladamente essas abordagens muitas vezes focam técnicas antigas que envolvem cursos obrigatórios e controle do comportamento de gestores.

Deixe um comentário