Como escolher o terreno certo pra construir sua casa

Dirija-se ao Registro de Imóveis para conferir como está o registro do loteamento, as licenças e a aprovação do projeto. Também é interessante dar atenção ao padrão das casas vizinhas (se são sobrados ou térreas). Se você construir uma casa planta de casa pequena térrea entre dois sobrados, sua casa não terá acesso ao sol em nenhum horário, por exemplo. Esse tipo é aquele em que o nível do fundo do terreno é mais alto do que a rua. Nesses casos, provavelmente será necessário fazer cortes e arrimos.

Vale ressaltar que nem todo terreno com desnível precisa ser aterrado ou sofrer cortes para receber uma construção bonita e funcional. Um bom projeto tirará proveito do traçado natural e apresentará visuais arrojados e interessantes. Na maioria das vezes, terrenos mais íngremes são mais baratos do que os planos, principalmente aqueles em aclive, onde o nível médio do local está acima do nível da rua.

Localização

Portanto, nada de se comprometer com o pagamento do lote se não tiver sequer perspectiva de reunir condições para dar andamento à fase seguinte. E na cozinha, que já tende a ficar quente por causa das refeições, o lado sul é o mais recomendado justamente porque recebe menos incidência do sol. Saber como o sol incide sobre o seu terreno é muito importante, faz total diferença na hora de definir como você vai construir naquele terreno. Por exemplo, se o lote que pretende comprar estiver entre outros lotes vagos, naturalmente, esses lotes um dia também serão construídos e tais construções podem obstruir a luz. Um lote com declive acentuado, por exemplo, pode exigir muitos gastos para deixar o terreno nivelado.

O presidente Bolsonaro sancionou a lei que torna mais fácil e mais barato o processo de regularização de imóveis

Verifique também se o terreno está abaixo do nível da rua, pois se estiver, acarretará possíveis alagamentos, necessitando de drenagens especiais ou aterramento, causando o encarecimento da obra. Com isso, poderá ser definido se as fundações terão um peso significativo em sua construção, necessitando de fundações especiais ou não.

Como escolher um bom terreno para construir?

Investigue a topografia e a qualidade do solo

Se sim, isso significa que o solo é duro e que a escavação para as fundações será mais difícil, encarecendo o trabalho. Agora que você já sabe o que considerar para escolher o tamanho ideal do terreno, é só seguir essas dicas e aproveitar as vantagens de contar com a ajuda dos consultores imobiliários certos. Por fim, os consultores imobiliários apresentam lotes de empresas corretas e de confiança. Outro fator importante é garantir que o terreno não esteja em uma área de preservação ambiental nem nos mananciais, nas nascentes ou restrições de construção.

Se o seu terreno for em um condomínio, verifique também as regras do estatuto. Com mais de 25 anos de experiência, a Tynaka é o ponto de partida ideal para quem busca adquirir o imóvel certo, seja para moradia, negócios ou lazer. Além disso, se você busca um local tranquilo para morar, cheque se não há, nas proximidades, estabelecimentos que emitem muito barulho, como fábricas, bares e casas noturnas.

Aproveite para averiguar se o o terreno está averbado, isto é, possui registro, no nome do vendedor. O solo arenoso, por sua vez, não pode receber projetos de casa mais “pesadas”, com vários pavimentos. Nessa situação, para não correr riscos de acidente, é preciso fazer a troca do solo, isto é, aumentar o custo da obra. Se o espaço for plano, a situação fica mais simples, pois é consideravelmente mais fácil edificar uma casa nesse tipo de angulação. No entanto, a inclinação não é impeditiva de fazer uma obra no futuro, mas isso pode prejudicar momentaneamente os seus planos.

O solo também conta muito, tanto para a fundação da casa quanto para o paisagismo. Optar por um terreno de meio de quarteirão ou por um de esquina é uma questão muito pessoal. Você pode querer menos e vizinhos e mais privacidade, ou abrir mão de um pouco de isolamento para garantir mais segurança.

Por outro lado, um térreo muito grande muitas vezes implica num valor de IPTU mais elevado. Assim como problemas para usar e fazer a manutenção de todo o espaço, por exemplo. Também deverá ser analisado se o terreno em aclive poderá ter problemas de inundação e aquele em declive apresentará dificuldades no escoamento de esgoto, já que seu nível médio está abaixo do nível da rua. Todas essas adaptações encarecem consideravelmente a obra e poderão ser apontadas por um profissional. Planificar um lote com topografia irregular exige movimentações de terra, complexas estruturas de drenagem e as vezes contenção, como muro de arrimos ou taludes.