Ela é considerada a base primordial para a tabela do seguro de carros, cálculo de seguros e do IPVA, por exemplo. No entanto, é importante saber desde já que ela não pode ser o principal parâmetro ao negociar um Seguro Auto. A revisão periódica dos veículos é uma das garantias de segurança uma vez que seu objetivo é o diagnóstico prévio de algum problema no veículo.
Não é exagero comparar a manutenção preventiva com uma visita ao médico para um check-up de rotina. Nós vamos ao médico, fazemos exames e, assim, conseguimos identificar potenciais problemas de saúde antes que se agravem. Com isso, surge o Consultar débitos do veículo anseio natural de que este bem tão precioso mantenha-se em perfeitas condições ao longo dos anos. No entanto, pode acontecer do automóvel ser recuperado e não constar a informação na documentação, por isso, a consulta é muito recomendada.
A incidência da depreciação sobre o carro se inicia assim que o proprietário sai da concessionária. Nesse momento, o veículo deixa de ser zero-quilômetro e se torna seminovo. Caso deseje vender o carro no dia seguinte, por exemplo, o dono já terá de abaixar o preço, pois foi depreciado.
Ao dedicar um pouco de tempo e atenção ao seu carro agora, você colhe os frutos mais tarde, seja na segurança diária ou na hora da revenda. Quando um vendedor pode apresentar um histórico detalhado de manutenção, ele não só valida a condição do carro, mas também estabelece um nível de confiança com o potencial comprador. Todo veículo sofre depreciação ao longo do tempo, é um processo natural assim que sai da concessionária. Afinal, um veículo bem mantido é sinônimo de mente tranquila na estrada e valorização no mercado.
Ao utilizar a Vericar, vendedores e compradores podem ter a certeza de que estão obtendo uma avaliação confiável e maximizando o retorno financeiro. Não deixe de aproveitar os benefícios oferecidos pela Vericar e garanta uma excelente experiência na compra e venda de veículos seminovos. O valor da indenização integral pode ser definido por meio de referência do mercado e por quantia determinada. No caso da primeira opção, fica decretado em contrato o porcentual do preço do veículo e a tabela que será considerada para isso.
Entendendo a Tabela FIPE
Sim, fazer a revisão periódica no seu veículo vai te ajudar a economizar. Isso porque é por meio dela que são identificados e sanados pequenos problemas, antes de causar algum grande defeito no carro. Isso pode ocorrer de modo contrário também, quando há a desvalorização do veículo. Ou seja, sendo a Tabela Fipe a média nacional de preços automotivos, novos, usados e seminovos, ela é muito importante para quem contrata um seguro veicular justamente por ser a referência para cálculos no setor.
Pandemia ainda é responsável pelo aumento do IPVA
O termo “ano” representa o ano de fabricação do veículo, enquanto que “modelo” diz respeito às características dele, ou seja, tudo aquilo que o compõe esteticamente e especificamente, como sua carroceria. Para localizar o código de um veículo na Tabela Fipe, basta acessar o site da instituição e clicar em “Índices e Indicadores”. Depois, clique na categoria que você deseja consultar de acordo com o tipo de veículo que possui. Dependendo das condições, modelo, opcionais e outros fatores, essa quantia pode variar para mais ou menos.
Um investimento que vale a pena
O Valor de mercado de um veículo é tabelado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) órgão criado e administrado pela Universidade de São Paulo. Os Estados consideram os valores da tabela para a cobrança do imposto. Cada uma exibe uma porcentagem para determinar o nível e tipo dos danos, chegando a um percentual de depreciação. Selecione uma das marcas ao lado e siga os passos indicados nas páginas seguintes para encontrar o Preço KBB de carros novos ou usados.
A diferença entre os estados pode chegar a 6.500 km, considerando a média trafegada pelo pernambucanos (11.100 km) e dos tocantinenses (17.600 km). A relação que o seguro tem com a Tabela FIPE ocorre porque a indenização é paga considerando as referências de preços apresentados por ela. Isso significa que o valor recebido por um veículo indenizado é baseado nos valores da tabela, mas em relação ao preço médio, e não ao preço máximo. Você pode pesquisar o preço de um carro usado buscando pelo seu nome, marca, modelo e ano de fabricação.