A princípio, o mais indicado é usar um sabão em pó ou líquido com ação antibacteriana, como os da linha Ypê Antibac. Isso porque o desinfetante pode danificar, desgastar ou desbotar as peças. Desinfetantes não são recomendados para uso em roupas e tecidos, pois podem causar danos aos materiais e irritar a pele. Para desinfetar roupas e tecidos, é melhor lavá-los com água quente e usar um alvejante de roupas seguro para tecidos. Para utilizar na limpeza geral, basta diluir 4 colheres de sopa do produto em 1 litro de água. No entanto, este desinfetante não é adequado para desinfecção de alimentos, então é importante seguir as instruções cuidadosamente antes de usar.
Pode deixar o desinfetante na roupa de molho?
O desinfetante Pinho Sol Lavanda é a solução ideal para as suas roupas. Afinal, a lavagem regular com um detergente de qualidade somado a essas boas práticas são suficientes para manter suas roupas limpas e livres dos germes. Afinal, uma boa lavagem pode deixar a roupa livre do mau odor impregnado, especialmente aquelas que você usa para correr ou praticar exercícios. No entanto, alguns consumidores relataram que o cheiro da lavanda não é muito duradouro. Apesar disso, a maioria dos comentários destaca o custo-benefício do produto e sua eficácia na limpeza, tornando-o uma opção viável para manter a casa limpa e perfumada. Com uma embalagem econômica de 5 litros, o Lysoform Original oferece um excelente custo-benefício para quem utiliza o produto com frequência.
Como utilizar antibactericidas na lavagem das roupas
A frequência com que você deve desinfetar suas roupas depende de vários fatores, como o estilo de vida e o ambiente em que você vive. Para pessoas que trabalham em áreas de risco, como profissionais de saúde, a desinfecção deve ser feita diariamente. Já para o uso cotidiano, uma desinfecção semanal pode ser suficiente. É importante estar atento a sinais de sujeira ou odor, que podem indicar a necessidade de uma desinfecção mais frequente. Se o eletrodoméstico não tiver esse compartimento, pode adicionar o desinfetante quando o tambor estiver cheio d'água.
Uma opção conhecida com hipoclorito de sódio é a água sanitária, que consegue atingir uma vasta gama de bactérias. Porém, o biomédico explica que não é sempre indicado usá-la em pisos, pois não é recomendado desinfetar a casa com tanta intensidade. Para a função apenas de desinfetar as roupas, o produto pode ser adicionado antes ou depois dos outros, já que ele não vai interferir no cheiro da roupa.
Isso porque a formulação do tecido contém íons de prata, que aumentam o poder germicida. Dessa forma, há uma desativação dos micro-organismos, diminuindo sua capacidade de infecção. Mantenha uma distância mínima de dois metros, mesmo que não haja sintomas mais óbvios, como tosse ou espirro. Se o contato não puder ser evitado, tente lavar os itens usados com frequência, coloque desinfetante nas roupas - além de sabão - e use água quente.
Embora saber como desinfetar as roupas corretamente seja importante, vale a pena ressaltar que peças íntimas necessitam tanto de uma atenção maior, quanto de mais cuidados. O desinfetante Pinho Sol é a opção ideal para quem busca o melhor desinfetante para casa. Com sua fórmula poderosa, ele mata 99.9% das bactérias, germes e fungos, garantindo uma limpeza eficaz em apenas 30 segundos. Além disso, seu máximo poder bactericida proporciona uma desinfecção completa, podendo ser utilizado em toda a casa.
O Lysoform Desinfetante Citrus 1 Litro é uma excelente opção para desinfetar sua casa, deixando um agradável cheirinho cítrico. Sua fórmula é eficaz na eliminação de 99,9% dos germes, bactérias e fungos, garantindo um ambiente seguro para toda a família, inclusive para animais domésticos. O Lysoform Original de 5L é a escolha ideal para quem busca um desinfetante eficiente e de alta qualidade para a limpeza da casa.
Para as roupas íntimas brancas, pode-se utilizar uma mistura de água e água sanitária, que funciona como um desinfetante para roupas. A proporção deve ser de duas colheres de sopa de água sanitária para cada litro de água. Depois de deixar a peça dez minutos de molho, basta enxaguar e colocá-la na máquina. Porém, o produto para desinfetar roupas mais indicado é um sabão em pó, como OMO Sanitiza e Higieniza. Além de proteger você de vírus e bactérias, também remove manchas e pode ser usado em peças coloridas. Existem diversos métodos para desinfetar roupas, sendo os mais comuns o uso de água quente, detergentes antibacterianos e desinfetantes específicos.
“Essas soluções agem, na maioria das vezes, reduzindo a quantidade de microrganismos da área e não eliminando completamente. Não é incomum dar uma olhada nas prateleiras de supermercados e encontrar produtos etiquetados como “antibacterianos”. A resposta é sim, mas isso não significa que você deve abandonar todas as opções.
Aprenda como desinfetar roupas: 3 métodos eficazes e seguros
O tipo do desinfetante pode influenciar, então busque pelos originais. Antes de usar o produto nas suas lavagens, leia o rótulo com atenção. Embora, no geral, o desinfetante tenha ação semelhante independente da marca, há opções que não podem ser aplicadas a determinas peças. Nesses casos, é indicado um intervalo de dois dias para usar o calçado novamente, permitindo a secagem do suor.
Ao visitar hospitais ou locais com maior chance de contaminação, a limpeza deve ser mais cuidadosa. Esse também é um excelente passo a passo para limpar a sola lavagem de tapetes de tênis e outros sapatos. Não se deve utilizar Cif Cremoso em tecidos e áreas delicadas dos calçados.
Se quiser cuidar ainda mais da casa e do bem estar de todos, use a linha OMO Desinfetante para limpar superfícies, como chãos e móveis. Todos os produtos dessa linha tem eficácia comprovada contra o vírus da COVID-19. Recomenda-se usar desinfetante nas roupas que possam estar infectadas por vírus e bactérias e lavá-las com sabão em pó, de preferência com ação bactericida. Pode-se ainda utilizar alvejantes que tenham em sua composição cloro ou água sanitária. No entanto, alguns tipos de alvejante podem manchar ou danificar roupas coloridas, principalmente os que contém cloro.
Embora eficazes na eliminação de bactérias, é importante se atentar aos locais de uso deles. “Recomendo os produtos que tem vinagre, bicarbonato de sódio e detergente. São ótimos desodorizadores, desinfetantes e removem as bactérias de forma fácil”, aponta.