Aprender a falar com as plantas

Fica enrugadas, enrolam as folhas em canudinhos, tombam a folhagem transformando os ramos em uns pescocinhos molengas e deprimidos. Caem as flores, os brotos nascem pequenos, as folhas velhas se cobrem de vermelho, amarelo, roxo, marrom. Aparecem manchas, pintinhas, auréolas queimadas, pragas mil. As plantas são organismos essenciais para o equilíbrio do planeta.

Como representantes, podemos citar as samambaias e avencas. Quando observamos o reino Plantae, notamos que ele é composto por organismos bastante diferentes. Algumas plantas, por exemplo, apresentam tamanho de poucos centímetros, como os musgos, enquanto outras, como a sequoia, podem atingir mais de 80 metros de altura. Além da diferença de tamanho, esses seres vivos diferenciam-se pela presença ou não de tecidos condutores, pela presença ou não de flores, pelas diferenças entre suas cores, e por outras características. As plantas são seres vivos que fazem parte do reino Plantae ou reino dos vegetais.

A seguir falaremos um pouco mais sobre as plantas, como suas características e utilidade. A Botânica é uma área extremamente importante, uma vez que as plantas são utilizadas de diferentes formas pelos seres humanos e são fundamentais para a manutenção da vida como conhecemos hoje. Quando falamos de plantas, logo nos lembramos de que elas são fonte de alimento para nós, seres humanos, e também para outros animais, os quais, muitas vezes, também servem de alimento para nós. As plantas são também abrigo para uma série de seres vivos, como é o caso de alguns animais.

Características das plantas

Seus textos retratam a complexidade das relações humanas com uma prosa delicada e harmônica, de alta intensidade emocional. A Botânica é uma área da Biologia que estuda as plantas — organismos multicelulares, eucariontes e, em sua maioria, autotróficos. Identificar algumas estruturas das plantas relacionadas ao ambiente em que vivem.

O que falar sobre plantas?

Vamos falar sobre plantas é um livro para colorir que fala sobre a importância das plantas nas nossas vidas. Percorrendo e colorindo as páginas as crianças vão descobrir como elas estão presentes no seu dia a dia e que existe uma ciência, a Botânica, que se dedica a desvendar seus segredos. A Botânica planta carnívora nepenthes é a área da biologia que estuda o Reino Plantae, onde estão incluídos todos os vegetais. Nesse grupo encontramos seres autotróficos, eucariontes e multicelulares, ou seja, seres que produzem seu próprio alimento, apresentam células com núcleo delimitado pela carioteca e possuem mais de uma célula.

c) Pteridófitas.

Tente não falar, tocar ou interagir com seu objeto de estudo. Segundo pesquisa realizada pelo Royal Horticultural Society, o simples ato de dialogar com as plantas faz com que elas ao menos cresçam de forma mais rápida. Para chegar a esta conclusão, o estudo reuniu 10 pessoas, entre homens e mulheres, que leram trechos de livros em voz alta e os gravaram.

Áreas de estudo da Botânica

Além disso, estão relacionadas com outras funções importantes, como liberação de oxigênio para a atmosfera, captação de gás carbônico, além de evitarem a erosão e ajudarem a regular a umidade relativa do ar. Se você é "mãe" ou "pai de planta", já deve ter ouvido que uma boa conversa ajuda as mudas a crescerem mais saudáveis. Mitos à parte, existem hoje pesquisas científicas que se debruçaram sobre a questão. E, apesar de poucos, os estudos não excluem que o hábito pode auxiliar no desenvolvimento de diferentes espécies. As plantas são também utilizadas para ornamentação, sendo usadas em jardins e parques.

O Reino Plantae é extremamente variado, com espécies simples que não apresentam folhas, caule e raízes verdadeiras até espécies com frutos carnosos e flores deslumbrantes. Didaticamente, as plantas são divididas em quatro grupos principais, tomando como base características como a presença ou ausência de vasos condutores, sementes, flores e frutos. Esses grupos são as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Elas são pequenas, avasculares e não possuem caule, folhas, nem raízes. Gostam de viver preferencialmente em locais úmidos e necessitam de água para reprodução. Como principais representantes desse grupo, podemos citar os musgos e hepáticas.

Escolha um lugar verdejante que você possa observar todos os dias por um minuto, ao longo de uma semana. Pode ser seu quintal, a praça onde você espera o ônibus, o pátio florido da escolinha do seu filho, o jardim da empresa em que você trabalha. Pode até ser um único vaso de planta que você tenha na sua mesa.