Cafeteira: quais os tipos e como escolher a ideal

Os grãos também têm suas diferenças, sendo a Arábica mais fina e com traços mais retos e a Robusta mais ondulada e grossa. Já a calda de chocolate pode ser feita com cacau em pó, açúcar, leite e leite em pó. Em seguida, bata-o no mixer até que ele fique aerado, como se estivesse para se tornar uma café espuma, só que antes disso acontecer. Além das avaliações feitas pela ABIC, você também pode consultar outros selos que também costumam estar estampados nas embalagens dos cafés. A produção do Robusta, por sua vez, tem a maior parte do seu cultivo concentrado na Ásia, África e América do Sul.

Com isso pronto, coloque o pó na máquina e adicione a água entre uma temperatura de 80 a 90 ºC, e deixe o café “de molho” por cerca de quatro minutos. Agora, você vai colocar o filtro de papel dentro de uma peça que se enrosca no tubo. Aí vem a parte legal, depois de fazer isso, você vai virar a cafeteira de cabeça para baixo, posicionando a boca deste tubo direto na xícara. Você até pode achar modelos que oferecem recursos adicionais, como temporizador, desligamento automático, aquecedor de xícaras, espumador de leite, entre outros.

Por isso, considere quais funcionalidades são importantes para você antes de escolher a cafeteira. Se você não gosta de café expresso, por exemplo, não faz sentido escolher uma cafeteira expresso. Porém, mais do que tradição e história, a cafeteira turca chama a atenção mesmo é pelo seu modo de preparo e pelo sabor do café. E se você estiver pensando em investir nesse tipo de cafeteira, minha sugestão é que você escolha um modelo de alguma marca consagrada no mercado, como a Nescafé Dolce Gusto e a Nespresso.

Em resumo, você só precisa adicionar café e água quente no compartimento certo, onde os dois ingredientes vão se misturar. Isso porque várias empresas investem na produção de máquinas de café espresso mais compactas, que podem ser instaladas em casa ou no escritório, por exemplo. É o caso da Cafeteira Quanta Stravagante 3 e de outros modelos encontrados por aí. Basta comprar algum modelo disponível no mercado, como esta cafeteira da Stanley, e aproveitar todo o sabor do café. O aroma apresentado é intenso e cítrico e o café tem uma finalização agradável. O expresso brasileiro é uma variação do tradicional café expresso, adaptado ao paladar brasileiro.

Apesar disso, a aeropress é um tipo de cafeteira que tem começado a ganhar fãs pelo país. Por isso, essa opção ainda é indicada para quem não abre mão desse sabor tradicional. Cultivado principalmente no Sul de Minas com excelente produtividade, o café Rubi é encorpado e balanceado. Pode apresentar acidez cítrica de média a alta e tem um retrogosto duradouro e prazeroso. Tem uma doçura legal, uma acidez legal, dá para tomar sem açúcar tranquilamente”, diz Vanessa.

Quais os tipos de cafeteria?

Café Expresso

O café Robusta deu origem ao conilon, uma bebida forte e facilmente encontrada no Brasil. Por conta do teor alto de cafeína, que pode alcançar 2,37%, o seu gosto é amargo e forte, e o aroma denso. Seu sabor é naturalmente mais adocicado que o café do tipo Robusta. Vale destacar também que os cafés finos, como mundo novo, catuaí, bourbon, entre outros, são variantes do grão. O cuidado vai desde o plantio até a distribuição, os grãos são minuciosamente escolhidos para que só sejam ensacados grãos de qualidade. Os cafés especias e gourmet geralmente são do tipo Arábica e têm 50% menos cafeína que o Robusta.

Cafeteira de Coador

Temos aqui uma ótima opção para quem quer fazer o cliente se sentir em casa. Aí, a bebida vai se chamar "orange espresso tonic" ou você precisa deixar a sua criatividade agir para, de alguma forma, mostrar ao cliente que houve uma substituição de ingredientes em relação à receita original. Hoje em dia, tá todo mundo correndo o tempo inteiro e, por isso, sua cafeteria pode – e deve! Experimente observar os horários de pico e deixar separadas as embalagens para viagem, acelerando o processo nos períodos de maior movimento. Não à toa, o Brasil é um dos maiores consumidores e produtores de grãos no mundo inteiro.

dicas de como escolher a cafeteira ideal

O governo de Hamburgo, na Alemanha baniu os cafés de cápsulas de seus estabelecimentos em 2016. O êmbolo dentro do tubo desce empurrando o ar, de modo que o café seja obrigado a passar pelo filtro e a bebida fique pronta. Quem não gosta daquele café caseirinho, passado na hora e que, só pelo cheiro, desperta tantas memórias afetivas?

Café arábica, ou Coffea arabica, é uma espécie de café caracterizada pela produção de cafés mais finos e requintados. Suas plantas se desenvolvem melhor em temperaturas amenas, sendo produzidas a mais de 800 metros de altitude. Devido ao formato triangular, as plantas são sensíveis e mais sujeitas a pragas e intempéries, exigindo maiores cuidados para garantir a qualidade dos grãos. O cappuccino tradicional em pó é uma opção prática e deliciosa para sua cafeteria. Este café é feito a partir de uma mistura de café, leite em pó e chocolate, criando uma bebida cremosa e saborosa. Esta bebida é feita adicionando água quente a um shot de café expresso, criando uma bebida menos concentrada, mas igualmente saborosa.