Sim, e isso está relacionado diretamente à autossuplementação e seu uso excessivo. A ingestão inadequada de suplementos pode levar a um desequilíbrio nutricional. Alguns nutrientes interagem entre si e, em excesso, podem interferir na absorção de outros, prejudicando a saúde em longo prazo. Cabe destacar que, antes de partir para o uso de suplementos, considere adequar a sua alimentação.
É muito importante ressaltar que o suplemento alimentar não substitui a alimentação. ¹ Por isso, é fundamental que um médico ou nutricionista indique e acompanhe a sua utilização. O conteúdo de todos os canais do portal Grande Atleta são desenvolvidos por diversos profissionais da área de saúde e possuem apenas caráter informativo e não substituem a orientação de um especialista.
– Suplementos de carboidratos normalmente são usados para a reposição do glicogênio pós-exercício ou como substrato energético para realização do treino. Apesar de associações internacionais sugerirem a utilização de carboidrato quando realizado exercício que ultrapasse os 60 minutos de duração, é necessário o acompanhamento com nutricionista para avaliar a quantidade e necessidade de uso. O excesso prolongado pode levar ao aumento de peso e possível resistência à insulina – explica Luiz Lannes Loureiro.
Os suplementos para ganho de massa são os hipercalóricos, eles são indicados para atletas ou pessoas que praticam atividades de grande intensidade, eles ajudam a aumentar a quantidade de proteína no organismo. Já os suplementos proteicos e termogênicos são utilizados principalmente por quem pratica atividades físicas de alta performance. A especialista destaca que, para mulheres na menopausa, suplementos como cálcio, magnésio e vitaminas C, D, E e ômega 3 podem ajudar a diminuir os sintomas característicos das alterações hormonais dessa fase da vida. E os probióticos entram como grandes aliados das microbiotas vaginal e intestinal.
A creatina é um aminoácido produzido naturalmente pelo organismo e também pode ser encontrada em fontes alimentares como carne vermelha e peixes. O seu uso como suplemento alimentar pode auxiliar no aumento da força e da massa muscular, além de melhorar o desempenho em exercícios de alta intensidade. Antes de adquirir um suplemento alimentar, é importante analisar Melhores Creatinas a composição nutricional do produto. Verifique a quantidade de cada nutriente presente na formulação e compare com as necessidades individuais. Além disso, é importante evitar suplementos com adição de açúcar e outros ingredientes desnecessários. Os suplementos alimentares hiperproteicos são aqueles que, como o nome diz, possuem uma elevada quantidade de proteína.
Qual o objetivo da suplementação alimentar?
Isso significa consumir uma variedade de alimentos, incluindo frutas, legumes, proteínas magras, carboidratos complexos e gorduras saudáveis. O objetivo do suplemento alimentar é oferecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos, componentes que possuem ação no metabolismo e no funcionamento específico de nosso organismo, de maneira a complementar uma alimentação. Dessa forma, são bastante utilizados por pessoas que fazem atividades físicas com objetivo de aumentar a massa muscular.
Suplemento termogênicos e emagrecedores:
Um dos casos mais comuns é o de homens e mulheres que desejam ganhar mais massa muscular e, então, passam a tomar suplementos à base de proteínas. Pode inclusive combiná-lo com a queridinha Glutamina, por exemplo, suplemento que auxilia na manutenção de um sistema imunológico saudável e recuperação muscular após longos períodos de exercícios mais intensos. Suplemento alimentar é uma categoria criada pela ANVISA, que envolve produtos que fornecem nutrientes substâncias bioativas, enzimas ou probióticos com o objetivo de complementar a alimentação.
Todo suplemento pode apresentar riscos à saúde quando utilizados da maneira errada, por isso é indicado que um profissional seja consultado antes de iniciar o uso de qualquer suplemento. O Cromo é um mineral encontrado em muitos alimentos e facilmente atende as necessidades diárias de um pessoa saudável, na forma de suplemento ele é comercializado ligado ao picolinato. O Whey Protein é um suplemento feito a base do soro do leite, é composto por proteínas de alto valor biológico e por isso é mais facilmente absorvido pelo organismo. Além deles, ela completa, existem os suplementos fitoterápicos, usados para tratar diversos problemas de saúde. Como essas substâncias geralmente são termogênicas, ajudam a queimar mais calorias, mas o problema são seus efeitos sobre o corpo todo — podem acelerar os batimentos cardíacos”, afirma Páblius. Os aminoácidos de cadeia ramificada (leucina, isoleucina e valina) funcionam como “pedacinhos menores” resultantes da quebra da proteína.
Riscos do uso de suplementos
O suplemento age de forma conjunta com a dieta saudável, tendo uma relação com o restante de nutrientes. Ele pode fornecer substâncias, modular processos metabólicos, estimular síntese proteica e outros mecanismos de ação. A creatina é um dos suplementos mais estudados e com maior número de evidências científicas acerca dos seus benefícios.
A coleta seletiva em condomínios se torna, a cada dia que passa, mais necessária, principalmente nas grandes cidades onde as estimativas mostram que a quantidade de resíduos deve aumentar. Aliás, dentro da página de cada produto, existem mais informações que podem te orientar sobre o uso das suplementações. O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar.
Exames bioquímicos, como o de sangue, também são muito importantes para o diagnóstico correto. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não há previsão legal para a categoria “suplementos alimentares”, ou seja, não existe regulamentação específica para esses produtos. O impacto dos suplementos na nossa saúde depende da característica intrínseca de cada produto, de sua composição e das quantidades ingeridas.
Eles podem ser encontrados em formato de comprimidos, cápsulas, pó, gel e líquidos e, dependendo dos componentes de sua composição, podem oferecer diversos benefícios à saúde. No entanto, de acordo com a Anvisa, esses produtos são diferentes de medicamentos e são destinados à pessoas saudáveis. A creatina também auxilia no ganho de massa magra, já que retém líquido dentro das fibras musculares. A suplementação alimentar corresponde ao conjunto de um ou mais nutrientes — feitos em pó ou em cápsulas — que você pode utilizar para, justamente, suprir a sua alimentação.
Os suplementos alimentares para ganho de massa muscular só devem ser utilizados por quem pratica atividade física regularmente. Eles, quando são devidamente utilizados, podem ajudar a aumentar a massa muscular, pois contêm os "tijolos" que formam os músculos. Os suplementos alimentares são produtos que complementam a alimentação diária, oferecendo nutrientes que podem estar faltando na dieta ou ajudando na recuperação e construção muscular, por exemplo. No entanto, a escolha do suplemento adequado deve ser feita com cautela e orientação profissional.