Você encontra pescadores na América do Sul acenando de um barco, ou dois operários da construção civil falando em hindi sobre a saudade que sentem de casa. Vídeos como estes se enquadram na categoria de conteúdo que ele chama de "amigos e família", em que todos os comentários e interações vêm de pessoas que parecem conhecer o usuário pessoalmente. "Quando nos concentramos apenas no que é popular, perdemos a noção de como a grande maioria das pessoas, na verdade, usa o YouTube para fazer uploads, e ignoramos o papel que ele desempenha em nossa sociedade." "As conversas que estamos tendo sobre o YouTube são baseadas em uma visão limitada do que a plataforma realmente é", diz Ryan McGrady, pesquisador da Iniciativa para Infraestrutura Pública Digital da Universidade de Massachusetts Amherst, nos EUA.
Em novembro de 2006, o Google adquiriu o YouTube por aproximadamente 1,65 bilhão de dólares em ações, um movimento que solidificou a importância da plataforma no ecossistema digital. Desde então, o YouTube passou por várias atualizações e melhorias, incluindo a introdução de recursos como transmissões ao vivo, vídeos em 360 graus e suporte para resolução 4K. Essa evolução constante tem sido fundamental para manter a relevância da plataforma em um mercado competitivo. Para os pesquisadores, essa dinâmica demonstra a adaptabilidade da plataforma, embora tenha demorado a buscar tendências como as lives.
YouTube ajudou a gerar mais de 140 mil empregos e colaborou com 4,55 bi para o PIB brasileiro em 2022
"Se algum desses vídeos se tornasse viral, significaria que algo deu terrivelmente errado. Não é para isso que serve a maior parte do YouTube", explica Zuckerman. Emily, hoje com 34 anos e morando na cidade de Nova York, havia esquecido que esse vídeo existia até eu perguntar a ela sobre ele. "Acho que queria enviá-lo para minha irmã, mas também precisava liberar espaço no meu disco rígido. Eu só precisava de um lugar para colocá-lo. Não sei, é engraçado e estranho. Fico feliz que ainda esteja aqui."
Exploraremos não apenas quem são os criadores da plataforma e como e quando surgiu a ideia da plataforma, mas também a sua importância cultural e tecnológica. Analisaremos o papel do site na formação de novas formas de comunicação e no desenvolvimento de novos modelos de negócios digitais. Desde o seu logo antigamente até as características atuais que o definem, passando pela análise do seu impacto no mundo digital até hoje. Enfim, este mergulho no universo do YouTube revelará como esta plataforma se tornou indispensável no nosso quotidiano digital, moldando de forma inequívoca a cultura da internet. Apesar de seu sucesso, o YouTube enfrenta vários desafios, incluindo questões relacionadas à moderação de conteúdo, direitos autorais e privacidade dos usuários.
Ela representa uma revolução na forma como consumimos e criamos conteúdo, impactando a cultura, o marketing e a educação. Com sua capacidade de conectar pessoas e ideias, o YouTube continua a ser um dos pilares da comunicação digital moderna, moldando o futuro da mídia e do entretenimento. Socialmente, a plataforma também desempenha um papel importante na construção de comunidades.
Mas quando o debate sobre regulamentação se volta para os vídeos no YouTube, o foco é quase sempre o conteúdo que se torna viral, diz McGrady. Quando a Iniciativa para Infraestrutura Pública Digital decidiu estudar o YouTube, parte do ímpeto foi documentar o quão comum é o discurso de ódio e a desinformação na plataforma. O YouTube aleatório geralmente não se parece com os vídeos altamente produzidos do WoofDriver, mas ele é uma boa representação em um aspecto. Assim como o conteúdo de Hellman, a maior parte do teor destes vídeos "invisíveis" do YouTube varia de neutro a extremamente positivo. Hellman construiu mais de 50 veículos personalizados que ele usa para levar seus quatro huskies para o que ele chama de "corrida de trenó urbana". Ele usa a rede social para documentar suas aventuras nas trilhas do leste dos EUA.
Nesta segunda (23), “Me At The Zoo” completa 7 anos e mais de 7 milhões de atualizações. Encontrando o público onde os espectadores estão e colocando seu conteúdo no YouTube. Os fãs da conspiração da Covid puderam ver vídeos de “risco à saúde 5G” ou “chemtrail”, porque o algoritmo sabia que eles poderiam gostar de assistir. O YouTube se tornou um foco de desinformação, informações falsas e conspiração, pois usa um algoritmo de aprendizado por reforço que prioriza o tempo de visualização, mas não a precisão editorial.
Qual a diferença de uma empresa formal e informal?
Faça como eles e aproveite o benefício de um software de gestão estratégica. O YouTube sobre o qual falamos — aquele repleto de celebridades, escândalos e conteúdo viral fabricado — conta apenas parte da história. A maior parte existe em momentos de silêncio, em cinegrafistas trêmulos e vozes destinadas a ninguém em particular. Nos últimos anos, o Google enfrentou uma onda de escrutínio por parte de formuladores de políticas públicas, com novas leis e uma enxurrada de regulamentações propostas — sem mencionar uma série de processos antitruste.
Doze anos atrás, uma mulher dos EUA chamada Emily publicou um vídeo no YouTube chamado "sw33t tats". No vídeo, Emily, que pediu para não revelar seu nome completo, está sentada em seu dormitório na faculdade. Ela mantém a boca aberta enquanto sua irmã mais nova pega uma caneta para escrever algo na parte interna do lábio dela. Essa é a visão do YouTube que a empresa promove — habilidosa, profissional, divertida e estrondosa — mas, de uma perspectiva, tudo isso é uma fachada.
Planeta na Mídia
Ela pode causar impacto no emocional e na saúde dos indivíduos cancelados, compra canal youtube principalmente quando se trata de adolescentes. Cabe aos educadores e familiares observar e desincentivar esse tipo de comportamento dentro e fora do ambiente digital. Os influenciadores que atingem uma quantia considerável de seguidores chamam a atenção das marcas que atuam no seu nicho de mercado e frequentemente recebem produtos e serviços gratuitos para experimentarem, comentarem e divulgarem.
A estrela do YouTube MrBeast, de 26 anos, ganhou US$ 85 milhões em 2024 com vídeos — variando de jogos do game Call of Duty transmitidos ao vivo até a distribuição de 1 mil operações de catarata gratuitas. Naquele ano, o impacto do YouTube na mídia foi tão pequeno que o jornal britânico The Guardian sequer mencionou a plataforma em sua cobertura sobre a Revolução Digital da TV no Festival de TV de Edimburgo. No entanto, também tem a sua quota-parte de desvantagens, incluindo questões de direitos de autor, preocupações com a privacidade, recomendações baseadas em algoritmos e desafios na monetização.
Ao estarem conscientes dos potenciais desafios e limitações, os utilizadores podem tomar as precauções e salvaguardas necessárias para proteger os seus conteúdos e a sua privacidade no YouTube. Música é um dos pilares do YouTube, por isso a plataforma trabalha para garantir que os artistas prosperem e sejam recompensados adequadamente por seu trabalho, além de abrir portas para que os independentes alcancem um público local e global. 77% das gravadoras com canal no YouTube concordam que a plataforma aumentou a oferta de talentos criativos no setor. Quer dizer, no YouTube as pessoas querem consumir ativamente o conteúdo de que mais gostam, independentemente de ser assuntos sobre política, gastronomia, fitness, games e assim por diante. “Por isso a importância de uma gestão de copyright competente, para que o conteúdo gerado seja protegido”, diz João do Amaral. No YouTube, os Creators conversam com cada um de nós como se todos fôssemos íntimos.