Conheça Os Benefícios Da Vitamina D

Auxilia na formação de colesterol, vitamina D, anticorpos e estruturas cerebrais. Ainda melhora a imunidade, a cicatrização e o desenvolvimento cognitivo. Quando em falta, pode causar irritabilidade, distúrbios do sono, cansaço, depressão, dor muscular e alterações hormonais. No entanto, alguns tipos de peixe representam menos riscos do que outros. Por exemplo, o atum light é ​​normalmente uma escolha melhor do que o atum branco – é considerado seguro comer até 170 gramas por semana . Quando se fala em saúde, os cuidados com a mental são sempre os menores.

Já os cogumelos comercialmente cultivados são frequentemente plantados no escuro e contêm muito pouco D2. Excluindo alimentos enriquecidos, os cogumelos são a única boa fonte vegetal de vitamina D. Assim como os seres humanos, os cogumelos podem sintetizar essa vitamina quando expostos à luz UV . O salmão é um peixe gorduroso popular e uma excelente fonte de vitamina D.

A principal fonte de vitamina D, de onde obtemos entre 85 e 90% das nossas necessidades basais é o sol. Basicamente, podemos adquirir a vitamina D de três formas, através do sol, da alimentação e de suplementação. Os ossos são constantemente remodelados por nosso organismo durante toda a vida. Entretanto, com o envelhecimento natural - e particularmente nas mulheres, durante a menopausa - as taxas de ruptura óssea tendem a aumentar. Com o tempo, a densidade óssea pode diminuir, e a osteoporose acaba sendo um problema de maior gravidade para esse grupo. A vitamina D também ajuda a manter os níveis apropriados de fósforo na corrente sanguínea, estimulando a produção do mineral, que é de grande importância para a construção óssea de nosso corpo.

Vitamina D3

Em suma, o sol é o ponto mais importante, pois ele ativa a vitamina D que obtivemos na alimentação ao entrar em contato com a nossa pele. Por mais que existam alimentos ricos nessa vitamina, só a dieta não é suficiente para o processo completo da Vitamina D. Ele depende desde o consumo até a exposição ao sol. Presente na nossa alimentação desde os primeiros dias de vida, o leite também é uma boa fonte de vitamina D para o organismo e ajuda a tornar a alimentação mais nutritiva. Além disso, o alimento é uma boa fonte de cálcio, que ajuda a fortalecer os nossos músculos e ossos. Quem não gosta de frutos do mar, não precisa se preocupar porque nem só de peixe é feita a lista de alimentos ricos em vitamina D.

Quais alimentos são fontes de vitaminas D?

Risco Despercebido: Poços De Gás E De Petróleo Estão Emitindo Grandes Quantidades De Metano

No entanto, é recomendável que, se for suplementar procure um especialista na área para te instruir da melhor forma. Através de uma análise clínica, ele irá identificar sua necessidade, e supri-la com a quantidade certa para você. Entretanto, recomendamos o acompanhamento com um médico e/ou nutricionista, para uma avaliação completa de seu quadro nutritivo e de saúde. O velho ditado “Nada em excesso faz bem” também pode ser aplicado nesse momento. Portanto, se você é uma pessoa de porte mais reduzido, possui menos espaço disponível para armazenamento de vitamina D, o que significa que ela entra diretamente em sua corrente sanguínea.

Essa suplementação deve ser feita sob orientação de um profissional, podendo ser recomendada pelo médico ou pelo nutricionista, em cápsulas ou em gotas, conforme a necessidade individual. Lembrando sempre que não é preciso abrir mão da dieta sem carne por conta da vitamina D. Afinal, os vegetarianos estritos ou veganos podem obter essa vitamina tranquilamente por meio da suplementação indicada pelo médico ou nutricionista. Muito conhecida por ser aliada dos ossos, a Vitamina D, além de ser produzida pelo organismo quando tomamos sol, também é encontrada em vários alimentos.

+ Vitaminas 1 000 Ui

Além de ser mais barato e mais fácil de armazenar que os pescados frescos, a versão em conserva desse peixe fornece cerca de 230 U.I. Atum – 185 g contêm 247 UIs, o que representa 1/3 da recomendação diária de vitamina D para um adulto saudável. Este é mais um enlatado que é uma opção para uma rotina dicas de alimentação mais rica em vitamina D. Para pessoas com pele, olhos ou cabelos claros e pessoas com risco de câncer de pele, essa recomendação não é indicada, sendo necessário, em alguns casos, a suplementação. Em crianças, a falta de vitamina D pode até levar ao retardo do crescimento e ao raquitismo.

Se você não gosta de peixe, tomar óleo de fígado de bacalhau pode ser a chave para obter certos nutrientes que não estão disponíveis em outras fontes. Esse nutriente é muito importante para o correto funcionamento do organismo, prevenção de doenças e ainda pode contribuir com o desenvolvimento durante algumas fases da vida. A vitamina D é sintetizada em nossa pele em resposta à exposição ao sol, mas a alimentação é essencial para consumirmos fontes adequadas dessa vitamina e, assim, o sol finalizar o processo. Por isso, listamos os principais alimentos ricos em vitamina D que não podem faltar na sua alimentação. O consumo regular de alimentos compostos por essa Vitamina e a exposição ao sol por, pelo menos, 15 minutos todos os dias evita inúmeras doenças.

Sendo assim, idosos apresentam risco aumentado de apresentar deficiência dessa vitamina. Quando falamos em vitamina D, logo lembramos as recomendações médicas de tomar sol, pelo menos 20 minutinhos por dia, certo? Mas, além disso, existem fontes naturais desse importante nutriente, encontradas na nossa dieta e que, muitas vezes, passam despercebidas por nós. Conheça 7 alimentos com vitamina D e os seus principais benefícios para a nossa saúde.

Deixe um comentário