Os games que crianças deveriam jogar antes de crescer

Antes do herói criado por Toru Iwatani (diz a lenda que ele se inspirou no formato de uma pizza cortada para criá-lo), games eram estrelados por personagens anônimos. Mais do que um fenômeno cultural e midiático que rendeu rios de dinheiro aos envolvidos, Pac-Man era a peça que faltava para estabelecer definitivamente os games no imaginário popular. Uma bola e duas linhas verticais era o que havia na tela de Pong. A versão que ganhou mais popularidade foi a criada por Allan Alcorn, um programador da Atari, mas ela foi inspirada em um game semelhante do console Magnavox Odyssey, de meses antes.

Jogos clássicos que marcaram gerações

Mas se você precisava de um motivo para revisitar esse jogo e relembrar cada parte de sua história e cada canto de seus mundos, jogá-lo em seu smartphone pode ser o empurrão que faltava. Esse jogo se chamava The King of Fighters, e trouxe consigo inovações que se tornaram padrão para muitos outros jogos de luta que viriam depois. Os anos 1980 já foram iniciados com um dos maiores clássicos da história dos games. Independentemente da sua idade, você com certeza já ouviu falar nessa criação de Tōru Iwatani.

Vote nos indicados ao prêmio BuzzFeed – "A Internet Merece um Oscar"

Com labirintos, upgrades de armas e liberdade de circular sem ordem definida, estavam abertas as portas para a fantasia épica nos games. Narrativas realistas como Call of Duty e GTA hoje fazem mais sucesso, mas o caminho foi pavimentado por esse Zelda. O grande público já estava mais acostumado aos videogames na entrada da nova década, o que fez o sucesso de Pac-Man algo inevitável. Pela primeira vez o jogador pôde se relacionar realmente com um protagonista – mesmo que ele fosse uma bola amarela com crises de apetite e perseguida por fantasmas obcecados.

O clássico dos clássicos não poderia deixar de marcar presença, não só em nossa lista, mas também nos smartphones. O jogo que revolucionou os fliperamas e o mundo dos games, trazendo a ideia de um mascote e uma jogabilidade divertida, fácil de se jogar, porém complexa em seus detalhes. Além de tudo, foi um precursor das Inteligências Artificiais usadas nos jogos, já que cada um dos fantasmas se comportava de forma diferente. Aliás, ele criou os Power-Ups, muito antes dos cogumelos de Mario.

God of War

E nas lojas do RioMar Recife é possível encontrar as melhores opções nesse estilo de game. Apesar disso, a maior prova do sucesso de Pokémon está no fato de ser parte importante da cultura pop entre diferentes mídias. Logo, ele ganhou versões por todo o mundo, incluindo no Brasil, e se tornou um sucesso com dezenas de temporadas, que ainda estão em exibição e nunca param de ganhar novos episódios. Filmes, jogo de cartas e games de diferentes estilos já fizeram parte da história da franquia. Desenvolvido pela Criterion Games e publicado pela Electronic Arts, Black foi um dos jogos de PlayStation 2 que mais impressionou pela sua qualidade gráfica na época.

Foi a primeira constatação de que havia muita gente disposta a gastar dinheiro com jogos eletrônicos. Se não fosse por Pong, hoje não jogaríamos tanto game (e você não estaria lendo este texto). Foi desenvolvido pela softhouse britânica review de séries Gremlin Graphics e distribuído pela Kemco para o Super Nintendo. O objetivo do Top Gear é se tornar o piloto mais rápido do mundo. Uma série de jogos e uma franquia multimídia japonesa criada pelo Sonic Team e produzida pela Sega.

Fontes

World of Warcraft certamente é um dos grandes exemplos de jogo bem-sucedido e com milhares de cópias vendidas. Também foi o responsável por popularizar os MMORPGs, ainda que tenha sido lançado pago e com mensalidade – nada barata, inclusive. Por mais que não seja de fato o primeiro game de estratégia da história, Warcraft marcou época pelo pioneirismo. Desenvolvida pela Neversoft, o game de skate brilhou muito na primeira geração do PS1, nessa versão Tony Hawk e companhia refinaram ainda mais os seus truques no PS2, incluindo até opções de jogo online. O primeiro título da série apareceu ainda no Nintendo 64, tendo sido lançado em abril de 2001, 8 meses antes do port para o Game Cube acontecer!

Nos EUA, a EGM era conhecida por trazer uma cobertura mais completa da indústria, e oferecer matérias e reviews com seus conhecidos selos, que iam do prata ao platina. Mais do que um game, é uma experiência de caráter colaborativo, que obriga o jogador a interagir compulsivamente com uma fazendinha virtual e com outros fazendeiros . Foi considerada uma das “salvações da indústria fonográfica” por bons e lucrativos anos, até sofrer com o desinteresse do público.